Rolim de Moura sedia I Encontro das Agroindústrias da Zona da Mata a partir desta sexta-feira

Além de servir como vitrine para que o comércio e consumidor final conheçam e comprem os produtos já disponíveis pelas agroindústrias, a feira vai fomentar a competitividade sustentável...

Publicada em 24 de August de 2016 às 12:11:00
População poderá conhecer de perto a produção das agorindústrias da regiãoPopulação poderá conhecer de perto a produção das agroindústrias da região

Na próxima sexta-feira (26), a partir das 9h, a população e produtores da Zona da Mata terão a oportunidade de conhecer melhor os produtos das agroindústrias instaladas na região, formada pelos municípios de Santa Luzia do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta, Novo Horizonte, Nova Brasilândia do Oeste, Castanheiras e Rolim de Moura.

O I Encontro das Agroindústrias, que será realizado na av. 25 de agosto, em frente ao Tudo Aqui no município de Rolim de Moura, é uma iniciativa do Governo de Rondônia com objetivo de fortalecer o segmento na região por meio da agregação de valor à produção dos agricultores familiares.

Organizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Secretaria Executiva Regional de Rolim de Moura, a ideia será proporcionar novas alternativas de trabalho e renda, sendo apresentada à sociedade e ao setor comercial. A feira contará com a participação de 17 Agroindústrias regularizadas e que já comercializam os seus produtos para todo o estado.

Além de servir como vitrine para que o comércio e consumidor final conheçam e comprem os produtos já disponíveis pelas agroindústrias, a feira vai fomentar a competitividade sustentável e fortalecerá a agricultura familiar com o estímulo a venda dos produtos.

A programação prossegue até o sábado (27), das 9h às 18h, e contará com palestras de diversas instituições, entre elas estão a Secretaria de Agricultura (Seagri), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Banco do Povo, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Território da Cidadania. Será também o momento dos produtores conhecerem sobre as linhas de créditos disponíveis e adquirir informações técnicas e práticas de como montar a própria agroindústria e conseguir apoio total para empreender com ajuda das instituições que estarão disponíveis para ajudar.

Para o secretário regional executivo do Governo do Estado, Iloir Miguel (Kiko), a ação será uma excelente oportunidade para o produtor rural e comerciante da região conhecer de perto como funciona e como montar sua própria agroindústria. “Eles também poderão realizar boas compras e constatar de perto a qualidade dos produtos que são produzidos na região”, destacou o secretário.

O evento conta com a parceria de todas as associações comerciais da Zona da Mata, além das prefeituras municipais, Emater, Sebrae, Unir, Fiero e Instituto Abaitará.

Texto: Aristides Araújo e Jane Carla
Fotos: Ésio Mendes