RONDÔNIA PELA EDUCAÇÃO: “Balanço de ações do Movimento é positivo”, afirma presidente da Fiero

Com mais de 88 adesões projeto foca em melhoria da qualidade do índice do Enem, neste segundo semestre, nas escolas públicas de Porto Velho.

Publicada em 24 de August de 2016 às 11:03:00
       Raquel Serbino, coordenadora do Movimento, em reunião com gestores escolares para definir ações para preparação do Enem 2016

Lançado em 23 de maio de 2016 o Movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), ganha novos parceiros e intensifica suas ações para melhorar os índices educacionais do Estado de Rondônia.     Desde seu lançamento, o Movimento conquistou 88 adesões de instituições de grande representatividade nos diversos setores público e privado.

“O balanço é positivo, já alcançamos um número relevante de adesões de instituições, num espaço de diálogo e engajamento em prol da educação rondoniense. Juntos conseguimos articular uma agenda inicial para construir novos indicadores educacionais e assegurar aos nossos jovens o direito a uma educação básica de qualidade”, afirmou o presidente da Fiero, Marcelo Thomé.

De acordo com a coordenadora estadual do Movimento, Raquel Serbino, para o segundo semestre de 2016 o Movimento investe na intensificação de atividades que visam a melhoria dos índices do Enem, que acontece em novembro. “A intenção é fazer uma força tarefa para auxiliar os estudantes inscritos no 3º ano do ensino médio das escolas públicas estaduais da Capital com ‘aulões’, aulas de reforço e divulgação da plataforma Hora do Enem para que os jovens utilizem a ferramenta online como forma de contribuir na preparação para o Exame”, explicou.

Desde a definição da atuação para este semestre, segundo a coordenadora, ocorreram diversas atividades voltadas para o Enem. “Realizamos um workshop com gestores das escolas públicas da Capital para em conjunto estabelecer metas de ação voltadas para o Enem, que resultou em outros encontros até a definição das metas”, disse.

Depois das metas definidas, o Movimento iniciou a Campanha “Todos pelo Enem, você também”, com a realização de 33 palestras, entre os dias 25 de julho a 12 de agosto, para mais de 1.900 jovens. “Este foi um momento de interação com os jovens, divulgação da importância da preparação para o exame e mostrar que esta avaliação tem papel fundamental no futuro deles”, frisou Raquel.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-RO), somente 70% dos alunos que estão no 3º ano do ensino médio se inscrevem para o Enem. Desde total, 30 % não fazem a prova. “Esta falta no dia do Enem pesa muito na avaliação de desempenho por escola e de forma negativa. Precisamos modificar essa realidade. Além de melhorar os indicadores precisamos sensibilizar nossos jovens sobre os benefícios do Exame, pois através dele são ofertadas vagas nas principais instituições de ensino do Estado, bem como, os principais benefícios de educação como ProUni, Sisutec, Sisu, entre outros”, pontuou Raquel Serbino.

Ainda de acordo com a coordenadora do Movimento, a aceitação entre os jovens, gestores, corpo docente e pais de alunos é muito positiva. “Nós vemos a empolgação de todos os envolvidos neste processo. Essa é nossa meta, causar uma febre de Enem e mostrar que Rondônia pode ser melhor e obter não só melhores resultados, mas colocar no mercado de trabalho alunos da rede pública com uma formação de maior qualidade”, concluiu.

AÇÕES SESI-SENAI - O Serviço Social da Indústria (Sesi-RO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RO) também integraram a campanha “Todos pelo Enem, você também”.

A Escola Sesi de Porto Velho realizou na escola estadual Orlando freire aulões de História, Geografia e Matemática.  Já a escola Sesi Cacoal levou seus estudantes para um momento de conversa com os estudantes da escola Clodoaldo Nunes, com a finalidade de trocar experiências sobre a preparação para o Enem.

O Senai CEET Sebastião Camargo contemplou os alunos dos cursos técnicos em assistente administrativo e técnico em administração com palestras para divulgação da plataforma Hora do Enem. Além do Senai Cacoal e Vilhena também integraram a campanha com palestras sobre a importância do Enem e divulgação da ferramenta de estudos online e aulões de preparação para o Enem.

NOVAS AÇÕES - De acordo com Adir Oliveira, integrante do comitê técnico do Movimento, serão ofertados nos próximos meses aulões voltados para os conteúdos da prova do Enem. “Juntamente com novos parceiros estamos elaborando um cronograma para atender as escolas públicas estaduais com aulas dinâmicas com foco no Enem. Será um momento muito produtivo e acreditamos que iremos contribuir de forma significativa para a preparação destes alunos para o exame. Essa agenda será amplamente divulgada nos veículos de comunicação e principalmente nas escolas”, concluiu.

METAS – O Movimento Rondônia pela Educação estabeleceu metas prioritárias, em seu plano de trabalho 2016-2018: integrar escola, família e sociedade no Movimento; zerar o analfabetismo entre os trabalhadores da indústria de Rondônia; implantar projeto de formação para gestores e o observatório educacional de Rondônia; reduzir em 80% a evasão escolar e promover 70% de escolaridade básica completa.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero