Rondônia recebe mais 28 profissionais do programa Mais Médicos

São 28 profissionais médicos cubanos que chegaram ao estado para atender à população de 22 municípios rondonienses.

Publicada em 19 de December de 2016 às 13:03:00

São 28 profissionais médicos cubanos que chegaram ao estado para atender à população de 22 municípios rondonienses. A permanência de cada um é por três anos. Atualmente 319 médicos atuam em todo estado, sendo 41 só em Porto Velho.

Secretrio Pimentel recepcionou os novos mdicos cubanos

Secretário Pimentel recepcionou os novos médicos cubanos

Os programa Mais Médicos é uma iniciativa do governo federal para levar profissionais capacitados em saúde ao interior do País. Na maioria das vezes eles são fixados nos pequenos municípios distantes dos grandes centros ou que são localizados em área de difícil acesso. Antes dos profissionais se deslocarem às cidades destinadas a trabalhar, eles passam  por diversas orientações feitas pela Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) da Secretária estadual de Saúde (Sesau).

A cada três meses são realizadas reuniões pelos técnicos da Sesau para avaliações. O foco é a atenção básica de saúde, ocasião em que os médicos recebem orientações sobre doenças da região, como dengue e malária. Os profissionais também recebem instruções a respeito das internações por doenças, entre elas a anemia, as infecções de garganta e ouvido, situações em que podem ser tratadas na atenção primária.

O secretário secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, ressalta que a atenção básica é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), com os atendimentos feitos nas unidades básicas. “Com essa medida, conseguimos evitar o congestionamento nos hospitais com internações de doenças que podem ser resolvidas sem internação do paciente”, afirmou.


Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo