Rondônia tem 46 novos gestores; apenas seis prefeitos se reelegeram

Dos 25 prefeitos que tentaram reeleição, apenas seis sagraram vitória nas urnas.

Publicada em 07 de October de 2016 às 09:08:00


Dos 25 prefeitos que tentaram reeleição, apenas seis sagraram vitória nas urnas, nestas eleições em Rondônia. As administrações municipais terão renovação de um expressivo percentual de 88% nas cadeiras de executivo, já que, dos 52 Municípios, 46 serão geridos por novos prefeitos, a partir de 1º de janeiro de 2017.

A Associação Rondoniense de Municípios – AROM, que presta auxílios técnicos as Administrações Municipais, considera que o fenômeno reflete a expressão da democracia, em que a maioria dos cidadãos define seus destinos, em suas peculiaridades locais. Para a entidade, a alternância de gestão é uma tendência nacional.

Um ponto delicado no processo de substituição de governos é a transição. O Presidente da AROM, Jurandir de Oliveira, informa que a entidade fará uma força-tarefa de assessoramentos para garantir que os prefeitos atuais e os novos, e suas equipes, troquem informações e disponibilizem o máximo de dados referentes a situação real das Prefeituras.

Além de dirigente da AROM, Jurandir é prefeito de Santa Luzia do Oeste, mas não concorreu à reeleição. Para ele, o processo de transição envolve a boa-fé por parte dos que deixam o governo e sensibilidade dos novatos. “No meu Município, chegamos até a firmar um TAC com o MP, para assegurar que teremos uma boa transição”, disse.

Autor: Assessoria/Arom