Saiba quem foi preso nesta quarta (5) pela Polícia Federal na Operação Pretório em Rondônia

PF prende dois advogados, dois empresários e um diretor do TRT

Publicada em 05/12/2012 às 07:32:00

Porto Velho, Rondõnia - A Polícia Federal , na manhã desta quarta-feira , 05 de dezembro, desencadeou a segunda fase da OPERAÇÃO PRETÓRIO dando cumprimento a 05 mandados de prisão e 05 Mandados de busca e apreensão nesta Capital.

Como já noticiado, a Operação que teve origem em diversas investigações desenvolvidas pela Polícia Federal, integradas pelo Superior Tribunal de Justiça, pelo Conselho Nacional de Justiça e Justiça Federal de Rondônia, juntamente com o Ministério Público Federal, restou comprovado a existência de diversos desvios de valores nas parcelas no pagamento de precatórios que deveriam ser pagas aos reais beneficiários do processo em tela. Estão investigando também as ameaças sofridas a juízes por conta de possíveis irregularidades ocorridas nos trâmites do processo

Todos os valores contidos no precatório, tanto os já pagos, quanto os a pagar, continuam, sob investigação, uma vez que constituem cifras milionárias, dada a incidência de juros correção monetária e, principalmente multas exorbitantes, inflacionando os cálculos de uma forma que as investigações visam a esclarecer.

Nesta fase, vale destacar a prisão de dois advogados, dois empresários e um diretor de Secretaria do TRT/RO.

Segundo um membro da Comissão de Prerrogativas da OAB-Rondônia, foram presos Fábio Richard Ribeiro, do TRT; Rodolfo Paiva, que não seria advogado, mas funcionário da Assembleia Legislativa do Estado; e ainda feita busca no escritório do ex-presidente do TRT, Heraldo Fróes Ramos. O membro da comissão disse, porém, que a busca seria contra Edson Piacentini, e não visaria Heraldo. Advogado, Edson piacentini é  marido da juíza Isabel Carla, do TRT.  Entre os presos estaria Marcelo Calixto, sobrinho do ex-senador e empresário Mário Calixto, dono do jornal O Estadão do Norte. Contra Piacentini foi expedido mandado de prisão, mas ele estaria fora do estado e negocia sua entrega às autoridades. O advogado Felipe Gurgel do Amaral, irmão de uma juiza Federal, foi preso.

Concluída esta etapa da Operação, as investigações até agora já levaram a sete pessoas à prisão, além do afastamento de três membros da magistratura.

Será concedida Entrevista Coletiva as 11h30 na sede da Superintendência Regional em Rondônia.

Tudorondonia/DPF