Santo Antônio Energia antecipa operação comercial de mais uma turbina

A antecipação segue um padrão de antecipação na produção de energia estabelecido pela hidrelétrica desde o início da obra, em 2008.

Publicada em 19 de August de 2014 às 18:10:00

Um dia após a 29º turbina entrar em operação comercial, a presidente Dilma Rousseff visitou a hidrelétrica Santo Antônio no início da tarde de hoje e pôde observar que a geração de energia da usina está antecipada em relação ao cronograma original.

Com a 29ª turbina em operação a hidrelétrica chega ao número de oito unidades geradoras a mais do que o previsto no cronograma original para o mês de agosto de 2014. A antecipação segue um padrão de antecipação na produção de energia estabelecido pela hidrelétrica desde o início da obra, em 2008. O empreendimento começou a gerar energia no dia 30 de março de 2012, nove meses antes do cronograma original.

A turbina liberada tem potência de 69,59 Megawatts. Somando as 29 turbinas agora em operação, o total de potência instalada supera 2 mil Megawatts, energia disponibilizada ao Sistema Integrado Nacional – SIN, que a distribui para diversas regiões brasileiras.

Em novembro de 2016, quando estiver totalmente concluída com as 50 turbinas instaladas e em operação, a potência total da Hidrelétrica Santo Antônio será de 3.568 megawatts, energia suficiente para atender ao consumo de mais de 44 milhões de pessoas.