Santo Antônio não esta´atrasada

A afirmação é do presidente da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio.

Publicada em 19 de August de 2014 às 17:29:00

A afirmação é do presidente da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, o engenheiro Eduardo de Melo Pinto. Segundo o executivo, ao contrário das informações difundidas nos últimos dias, a usina está adiantada em relação ao cronograma original, já que antecipou em nove meses o início de sua geração de energia. Ele ressalta que a antecipação é resultado de significativos investimentos realizados pela empresa e, até hoje, representa um importante benefício para o sistema elétrico do país. “Durante algum tempo, estes investimentos próprios propiciaram a única alternativa para escoar a energia gerada pelo “Complexo Madeira”, completa.

Hoje, com 29 turbinas em operação comercial, oito a mais em relação ao cronograma original, a capacidade de geração da hidrelétrica está em torno de 2 mil megawatts, energia disponibilizada ao Sistema Integrado Nacional (SIN), que a distribui para diversas regiões brasileiras, beneficiando todo o país.

Considerando um consumo médio residencial de 157 kWh/mês (valor médio ponderado do consumo residencial no país, de acordo com a EPE para o ano de 2012), a Hidrelétrica Santo Antônio gera energia suficiente para abastecer mensalmente 1,4 milhão de residências, ou 4,2 milhões de pessoas, aproximadamente.