Saúde melhorou e Estado está fortalecido, afirma Confúcio na Rádio Meridional de Pimenta

Educação, pavimentação, habitação, segurança pública foram assuntos abordados na entrevista.

Publicada em 29 de September de 2014 às 11:04:00

Durante uma hora, o candidato à reeleição ao governo pela coligação “Rondônia no Caminho Certo”, médico Confúcio Moura respondeu perguntas do apresentador do programa A Hora da Verdade, Inácio Perini, da Rádio Meridional de Pimenta Bueno. Confúcio falou sobre os temas saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, economia, dentre outros.

O programa foi ao ar, ao vivo, no sábado (27) ao meio dia, para mais de vinte municípios de Rondônia. O prefeito de Pimenta Bueno Jean Mendonça acompanhou Confúcio durante a entrevista, em apoio ao governador.

Sobre as melhorias na saúde, o governador disse que inaugurou a Policlínica Oswaldo Cruz, como um novo e moderno ciclo no atendimento à saúde em Rondônia. A ideia é que no segundo mandato, o governo possa expandir os serviços especializados para todas as regionais do Estado, iguais aos oferecidos pela Policlínica Oswaldo Cruz em Porto Velho. De acordo com o candidato saúde regionalizada significa tratamento perto de casa.

Confúcio implantou o Hospital de Câncer de Barretos em Porto Velho, onde os pacientes se tratam mais próximos de seus parentes. No ponto de vista do candidato, a família é muito importante nesse processo. O Hospital Regional de Cacoal, teve o número de profissionais especializados ampliado, melhorando o atendimento.

“Ao contrário do que afirmam os adversários, a saúde melhorou e Rondônia não está falida. Eles são oposição, portanto, a tática é desacreditar nossa gestão. Mas não está funcionando, pois a população é testemunha das melhorias” argumentou Confúcio.

O Conselho Federal de Medicina avaliou a saúde no Brasil e dos oito estados a aumentar o número de leitos, Rondônia está em primeiro lugar. Em investimentos na saúde, Rondônia ocupa o 12º lugar. São números que confirmam as melhorias.

Nos próximos quatro anos todas as obras das unidades hospitalares que estão em andamento serão entregues e novos serviços serão disponibilizados. Os avanços, que os adversários não enxergam, disse Confúcio vão possibilitar atendimento mais rápido e eficaz para a população de Rondônia. Citou a construção do Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro), cuja previsão para entrega à população é de um ano e meio.



Morada Nova

Na campanha de 2010, Confúcio assumiu o compromisso de construir duas mil casas populares. Em parceria com o governo federal, a atual gestão vai construir 20 mil casas populares em zonas rurais e urbanas. A construção de casas populares foi um dos méritos do primeiro mandato de Confúcio. Para o próximo mandato, as obras vão continuar por todo o Estado.

Há mais de vinte anos nenhum chefe do executivo estadual construía casas para atender as necessidades das famílias carentes. Antes de Confúcio, o Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, não existia em Rondônia. Ao ser eleito em 2010, o governador mudou essa história e lançou o Morada Nova um programa estadual para beneficiar 70 mil pessoas. O empreendimento constituiu investimento de mais de R$ 1 bilhão.



Asfalto Novo

Segundo o candidato, o programa de pavimentação de ruas, Asfalto Bom lançado em 2013 com a meta de asfaltar mais de 500 km de ruas nos 52 municípios rondonienses, até o final de 2014 é um sucesso. São cerca de 2.200 trechos de ruas e avenidas nos municípios.

“Mais de 50% do projeto já foi concluído e as obras continuam em andamento”, garantiu Confúcio, que complementou dizendo que o Asfalto Bom tem contratos de pavimentação urbana em 50 municípios e 31 distritos. Desse total, em 2013 foram concluídas obras de asfaltamento de ruas em 19 cidades e 16 distritos. Somadas as ruas pavimentadas nos contratos finalizados e nos contratos em andamento, são mais de 1.100 ruas asfaltadas.

Para o próximo mandato, confirmou o governador, a meta é asfaltar 700 quilômetros de ruas e avenidas nos 52 municípios. Concluir o asfaltamento de 100% das rodovias estaduais e ampliar a construção de pontes de concreto para facilitar o acesso às comunidades ribeirinhas e às regiões mais distantes e isoladas do estado.

Educação

Confúcio reafirmou que a educação recebeu atenção especial durante seu mandato. O resultado deste trabalho é que Rondônia é o 8º estado em educação do país e o 7º, no IDEB. O candidato destaca que para continuar no caminho certo, é muito importante que o estado permaneça nas mãos de pessoas experientes e que saibam governar. “Por isso estou nesta campanha à reeleição, para que nos próximos quatro anos de governo possamos trazer ainda mais melhorias para a área de educação e ao mesmo tempo transformar Rondônia em uma referência nacional, por meio da expansão do ensino integral” confirmou.

Para o segundo mandato o foco será nos programas de combate à evasão escolar e gestão orientada para o aprendizado. O candidato relata que nas séries iniciais Rondônia está em primeiro lugar na região Amazônica. Nestes quase quatro anos de governo foram criados os programas Mais Educação, que atende 234 escolas (7 horas/aula) e o Educação Integral que já conta com vinte escolas com 8 horas/aulas.

Segurança Pública

Atualmente, estão em construção 16 novas Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp’s), sendo 3 na capital e 13 no interior. O candidato contou que os demais projetos estão em fase final de licitação, devendo chegar a um total de 34 novas unidades para a segurança pública do estado. Toda a frota de veículos foi renovada e modernizada graças à compra de veículos especiais para o corpo de bombeiros e aeronaves.

Saneamento básico, infraestrutura, logística portuária, agricultura familiar, ampliação da produção de calcário, incentivo à cultura e à prática esportiva foram outras temas abordados durante a entrevista.

Nas considerações finais, Confúcio falou da importância da Lei da Ficha Limpa, que ele chamou de lei maravilhosa que tem apoio do povo. Afirmou seu orgulho de ter votado a favor quando do mandato de deputado federal. Citou ainda a parceria com o candidato a vice-governador, o professor Daniel Pereira, atuante como líder sindical em prol da educação e dos profissionais que atuam nesta área.

O candidato afirmou contar com o apoio e os votos de Pimenta Bueno para sua reeleição e desta forma continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Rondônia.



Assessoria