Seas reúne com coordenação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos

O Governo de Rondônia vem apoiando toda e qualquer ação que fortaleça o Sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente". frisou.

Publicada em 26 de September de 2014 às 17:45:00

Na manhã desta quinta-feira (25) estiveram reunidos no gabinete da Secretaria de Assistência Social de Rondônia, o secretário titular da pasta, Márcio Felix, a coordenadora geral do Enfretamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Silvia Giugliane e a delegada da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente, Noelle Carolina Rubas.

A pauta discutida durante a reunião foi a realização do encontro que acontecerá amanhã (26) no Hotel Rondon, onde os representantes das áreas envolvidas direta e indiretamente com o convênio (PAIR/RO), irão retomar mais objetivamente as etapas do processo de implantação do PAIR/RO, suas interfaces, atribuições e metodologias. Lembramos que os municípios que implantaram o PAIR no Estado foram: Ji Paraná, Guajará-Mirim e Porto Velho.

"O PAIR é o Programa Nacional de Enfretamento à Violência Sexual Infanto-juvenil que tem como objetivo integrar políticas para a construção de uma agenda comum de trabalho, entre governos e sociedade civil, no enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente", explica Silvia Giugliane.

O secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, expôs que a Seas vem atuando no fortalecimento das políticas públicas voltadas a proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes. "Estamos trabalhando em conjunto com o Conselho Estadual de Direitos da Crianças e Adolescentes na atualização do Plano Estadual de Enfrentamento a exploração sexual. O Governo de Rondônia vem apoiando toda e qualquer ação que fortaleça o Sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente". frisou.

Para Noelle Rubas, a maior dificuldade com relação aos crimes de violência sexual ainda é formalizar a denuncia, uma vez que em muitos casos há a conivência da própria família da vítima.

Silvia explicou que neste primeiro momento a política deve ser absorvida primeiro pela estrutura do governo para depois ir chegado aos poucos nos municípios e que é fundamental constitui uma comissão local, que envolva efetivamente todos os atores envolvidos na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Participaram ainda da reunião o coordenador de Políticas Assistenciai da Seas, Massimo Araujo e a gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens, Karla Feitoza.