Secretário de Saúde "Doutor" Macário não recebe vereadores para reunião sobre a dengue

A vereadora Ellis Regina (PC do B), autora do pedido de audiência, disse: "Só nos demos ao trabalho de ir à Semusa porque ele havia sido convidado para ir à Câmara, mas não compareceu..."

Publicada em 15/01/2013 às 18:48:00


Porto Velho, Rondônia - O vereador licenciado e secretário municipal de Saúde de Porto Velho, "Doutor"  Macário Barros (PSB), deu hoje um péssimo exemplo como gestor e homem público.

Minutos antes de uma reunião marcada com vereadores municipais, o médico simplesmente não aceitou receber os colegas parlamentares, como também foi evasivo sobre as ações da Dengue no município. “As ações da dengue em Porto Velho estão decididas e bem encaminhadas”, disse ele em tom ríspido aos vereadores sem dizer mais nada.

A atitude do médico foi bastante contestada pelos vereadores que presenciaram o fato. “Uma falta de respeito do secretário, um homem eleito pelo povo, mas que não se dignifica ao menos de falar à população sobre uma situação gravíssima que ocorre hoje no município que é a dengue”, disse o vereador Fogaça ao lembrar o óbito de uma criança de nove anos no último domingo por dengue hemorrágica, em Porto Velho. “Estávamos lá para ajudar o município, mas o doutor ´Sabetudo´ parece que não está preparado para ouvir”, completou.

Fogaça lembrou ainda das palavras do prefeito Mauro Nazif, que é do mesmo partido do secretário Macário, na última sexta-feira, durante reunião na Sempla, que qualquer situação animosa de secretários contra vereadores não seria permitida. “Não tem problema. Se ele não quiser nos receber vamos então convocá-lo para que ele venha até a Câmara falar sobre a Dengue. Quem sabe até lá ele fique mais calmo e aprenda um pouco das atribuições do cargo e, principalmente boas maneiras de tratar os colegas”.

A vereadora Ellis Regina (PC do B), autora do pedido de audiência, fez coro às declarações do colega vereador. “Só nos demos ao trabalho de ir à Semusa porque ele havia sido convidado para ir à Câmara, mas não compareceu alegando compromissos urgentes. É com grande decepção que uma autoridade da saúde se preste a agir dessa forma”, comentou a vereadora. Ellis ressaltou que a situação em que se encontra a saúde no município, os vereadores estão prontos para ajudar e por isso estamos nos colocando a disposição para ajudar.

Estavam na reunião os vereadores Jair Montes (PTC), Leo Moraes (PTB), Chico Lata (PP), Ellis Regina (PC do B), e Everaldo Fogaça (PTB). Eles foram recebidos pelo secretário adjunto Francisco Marto que explicou as ações a serem tomadas pela Semusa em relação à dengue. Um dos pontos alertados por Marto sobre a situação epidemiológica do município é que Porto Velho está com Risco Iminente de Epidemia ocupando o grau 5 estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Porto Velho está relacionado entre os municípios rondonienses que correm risco de epidemia de dengue. Um idoso e uma criança morreram este mês na capital com suspeita de dengue hemorrágica.