Sedam participa da organização do II Simpósio de Recursos Hídricos em Rolim

Conforme explicou Miguel Penha, diretor de Recursos Hídricos da Sedam, o objetivo do Simpósio é proporcionar um encontro de representantes de todas as esferas sociais e governamentais.

Publicada em 27 de August de 2013 às 20:56:00
Com o objetivo de dar continuidade ao processo de mobilização dos atores para a gestão das águas na região Amazônica, acontecerá entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, em Rolim de Moura, o II Simpósio de Recursos Hídricos: Possibilidades e Desafios Socioambientais para a Amazônia e o I Seminário Polar Internacional na Amazônia. Um dos proponentes dos eventos é o governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura.
 
Conforme explicou Miguel Penha, diretor de Recursos Hídricos da Sedam, o objetivo do Simpósio é proporcionar um encontro de representantes de todas as esferas sociais e governamentais em prol do diálogo científico e empírico da realidade quali-quantitativa dos recursos hídricos do estado de Rondônia, identificando as possibilidades e os desafios socioambientais na escala das Águas da Amazônia, provocando a reflexão do relevante papel de cada ator, da bacia hidrográfica em busca de uma sustentabilidade possível.

Segundo ele, a Sedam deu, em 2012, um salto gigantesco na efetivação do Conselho de Recursos Hídricos do Estado de Rondônia, passo principal para que as ações de mobilização nas bacias ganhassem legalidade, através da possibilidade da formação dos Comitês de Bacia Hidrográfica.

Esse modelo de gestão integrada dos recursos hídricos por bacia hidrográfica de forma compartilhada, integrada, participativa e descentralizada, que o governo quer adotar é um marco significativo que exige a construção de uma nova institucionalidade que viabilize a implementação dos instrumentos de gestão coerentes com os princípios estabelecidos na Política Estadual de Recursos Hídricos.

A fim de se desfazer duvidas que pairem sobre a formação de Comitês de Bacia Hidrográfica, para participar do II Simpósio, foi convidado o gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), o especialista em Recursos Hídricos, Nelson Neto de Freitas, que abordará temas específicos sobre: os fundamentos para o estabelecimento de Unidades de Gestão de Recursos Hídricos; a atuação de organismos de recursos hídricos na mediação de conflitos; e Comitê de Bacia – da teoria à prática.

Os entendimentos a serem produzidos deverão oferecer elementos necessários à tomada de decisão e formalização de compromissos nas esferas nacional, estadual e municipal - deverão ser identificados, caso a caso, os meios mais adequados à consecução das ações necessárias, a formação e consolidação dos Comitês de Bacia.

Para mais informações e inscrições: www.simposiohidrico.org

Texto: Marilza Rocha
Fonte: Assessoria Sedam