Sedam recebe equipamentos para monitoramento dos recursos hídricos de Rondônia

Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, participaram sexta-feira (08) de uma das etapas do treinamento do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água – Qualiágua, no cais flutuante do Porto Público de Porto Velho

Publicada em 11 de April de 2016 às 08:54:00

O engenheiro químico e coordenador da rede nacional da qualidade, Marrem Vieira, disse que o programa é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), que visa criar uma gestão sistemática dos recursos hídricos nacionais, através da divulgação dos dados sobre qualidade das águas superficiais brasileiras a toda sociedade. “Os Estados serão nossos parceiros na realização desse levantamento, uma vez que buscamos consolidar esses dados e monitorar a qualidade, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelas resoluções da Agência”, disse o especialista.

Segundo ele, devido à falta de padronização e de informações sobre essas coletas, os resultados tornam-se pouco confiáveis e dificultam a comparação entre regiões distintas. “Para reverter essa situação, a meta principal é conseguir consolidar esses dados para viabilizar a definição de políticas públicas para recuperação da qualidade das águas, colaborando com a gestão sustentável de recursos hídricos”, explica Vieira.

Segundo o coordenador, em Rondônia, além das avaliações e coleta de informações do rio Madeira que já era realizada pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a Sedam realizará o acompanhamento de outros 31 pontos no Estado. “Serão quatro visitas anuais para aplicar a sonda multiparamétrica que disponibilizará informações como o Oxigênio, pH, condutividade elétrica, turbidez (avaliação indireta de sedimentos) e a temperatura da água”, esclareceu Marrem.

As novas etapas do treinamento deverão acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.