Seduc abre Seminário Estadual sobre Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O evento conta com a presença de 72 professores da rede estadual, e será encerrado na próxima sexta-feira (6).

Publicada em 04 de May de 2016 às 12:32:00

O Seminário Final Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi aberto na manhã desta quarta-feira (4) em Porto Velho. O pacto é uma formação continuada, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizados.

Fátima Gavioli, secretária de Educação, disse que o programa de formação continuada é um acordo formal assumido pelo governo federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo oito anos, ao final do ciclo de alfabetização.

Os objetivos do PNAIC é o de socializar. Segundo a secretária, as ações desenvolvidas durante o ano de 2016, com o intuito de elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção no processo de alfabetização, bem como, a conclusão da carga horária para recebimento da certificação.

A reitora da Unir, Berenice Tourinho, participou da solenidade de abertura, com vários profissionais da entidade de nível superior em apoio aos quatro eixos de atuação do PNAIC.