Sejus promove capacitação para novos agentes penitenciários

O objetivo principal foi promover o desenvolvimento profissional dos operadores do sistema penitenciário.

Publicada em 19 de August de 2014 às 18:03:00

A Escola de Estudo e Pesquisa Penitenciária (Esep) realizou no Colégio Tiradentes, em Porto Velho, entre os dias 11 a 15, o curso “Rompendo com os vícios profissionais”. O público alvo foram os novos agentes penitenciários contratados pelo governo, no total de 55 servidores.

Ao longo da semana foram realizadas palestras, oficinas e cursos. O objetivo principal foi promover o desenvolvimento profissional dos operadores do sistema penitenciário.

Para o diretor da Esep, Cláudio Negreiros, a proposta da escola é aprimorar cada vez mais o trabalho dos servidores. Para isso é importante capacitá-los no tocante as questões voltadas para observar o trato com o reeducando, visando humanizar o relacionamento, harmonizando as questões de segurança e as funções da ressocialização. “O agente penitenciário é peça fundamental no processo de reinserção social do indivíduo privado de liberdade, no cumprimento da pena e retorno a sociedade de forma melhorada”, reforçou.

Com essa nova proposta, a meta da Escola Penitenciária é atender em sua plenitude os anseios e necessidades de formação e capacitação continuada dos servidores da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Como novo compromisso, está sendo preparado um cronograma de cursos, que atenderá todos os servidores do Estado, de modo que cada agente penitenciário e sócioeducador passe pela sala de aula a cada seis meses no mínimo.