Semagric quer certificar produtores para atender demandas da merenda escolar

Segundo explicou o diretor, o Governo federal repassa os recursos para a aquisição dos produtos destinados à merenda escolar e pelo menos 30%

Publicada em 24 de July de 2014 às 11:56:00

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Semgric), Leonel Bertolin, reuniu-se com o diretor Sebastião de Oliveira, da Escola Municipal 13 de Maio, no distrito de Extrema, para tratar sobre a manutenção do transporte escolar durante a extensão do ano letivo e aquisição de produtos regionais para compor a merenda escolar. A reunião aconteceu na manhã de quinta-feira (17), na própria escola, que também abrigou os trabalhos do segundo dia da Pré-conferência da Agricultura e Abastecimento da Ponta do Abunã.

Segundo explicou o diretor, o Governo federal repassa os recursos para a aquisição dos produtos destinados à merenda escolar e pelo menos 30% desses valores devem ser gastos com produtos adquiridos na própria região. No distrito de Extrema, porém, a escola tem encontrado dificuldades para proceder em conformidade ao que é legalmente estabelecido, porque, muitas vezes, ou faltam os produtos ou a certificação da qualidade ou a documentação necessária para a efetivação da compra. “Todos os anos temos tido dificuldades com isso. A Semed tem nos ajudado na questão, mas precisamos realmente resolver esse problema”, afirmou.

Sobre o transporte escolar, o diretor explicou que muitos alunos perdem aulas durante os anos letivos por causa da má qualidade das estradas vicinais, principalmente no período chuvoso.
O secretário da Semagric informou ao diretor que uma unidade demonstrativa de horta orgânica deverá ser implantada neste ano no distrito de Extrema pela Semagric, em parceria com a Emater/RO. “Desde o ano passado queríamos ter dado esse passo, mas não foi possível em razão de termos que nos aplicar em assuntos de maior urgência. Mas neste ano ela será implantada aqui e servirá de modelo para a realização de diversas outras que queremos ver surgir na região”, explicou Bertolin, também esclarecendo que alguns técnicos da Semagric já estão trabalhando no sentido de certificar produtos da região e também de ajudar aos produtores na aquisição da necessária documentação para efetivar as vendas de acordo com as regras federais.

Quanto às estradas, ficou resolvido que o diretor do Núcleo de Educação da Ponta do Abunã, em conjunto com os diretores das escolas da região, deverá passar à Semagric um mapa atualizado, contendo a exata localização de ramais e demais vias por onde devem trafegar os ônibus. “Estamos fazendo o compromisso de arrumar as estradas para o transporte escolar. Os diretores sabem indicar bem os lugares, de forma que vamos aproveitar que nosso maquinário já está operando aqui na região para resolvermos satisfatoriamente o problema”, finalizou.