Semed abre inscrições para novas turmas do ProJovem

É necessário saber ler e escrever, apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração de escolaridade.

Publicada em 27 de August de 2014 às 17:40:00

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) através da Divisão de Educação para Jovens e Adultos está com as inscrições abertas para oito novas turmas do Programa ProJovem Urbano em Porto Velho. Ao todo, foram disponibilizadas 200 vagas divididas em quatro turmas na zona Leste e outras quatro para estudantes da Zona Sul. Podem participar do programa de inclusão social jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. O Programa, que tem duração de 18 meses ininterruptos, oferece certificado de conclusão do Ensino Fundamental (1ª ao 9ª ano), qualificação profissional e uma bolsa de estudos no valor de R$ 100,00 (condicionada à frequência de no mínimo 75% das aulas).


A matrícula pode ser feita nas duas escolas onde as aulas serão oferecidas: Saul Bennesby, no bairro Eletronorte, e Colégio Padrão Engenheiro Francisco Erse, no bairro Cuniã. É necessário saber ler e escrever, apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração de escolaridade. O horário de funcionamento é das 19h às 22h e as inscrições estão abertas até o fim de outubro. Buscamos a reinserção na escola e no mundo de trabalho, proporcionando oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania, cuja finalidade principal é promover o crescimento pessoal do aluno e sua visão crítica da realidade em que vive”, explicou Queite Fernandes de Moura, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos.

Para ofertar capacitação profissional aos estudantes, a Semed firmou parceria com o Programa Pronatec. Através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego os estudantes participarão de cursos profissionalizantes para formação técnica específica. Os cursos que serão ofertados nessa nova turma serão definidos pelas equipes de coordenação do Pronatec e do ProJovem em Porto Velho. Esse programa é mais uma opção para que o jovem excluído do processo educacional possa, após a conclusão do curso, ingressar no Ensino Médio e ter uma qualificação profissional”, acrescentou Elzanir Maria da Silva, coordenadora geral do ProJovem/Semed.