Seminário da UNIR discute problemas socioeconômicos de Porto Velho

Debater os problemas do município de Porto Velho e sugerir propostas de melhorias.

Publicada em 29 de November de 2016 às 12:13:00

           

Debater os problemas do município de Porto Velho e sugerir propostas de melhorias. É esse o objetivo do Seminário UNIR Ver Cidade: um olhar alternativo para Porto Velho, promovido hoje (29) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Rondônia, em Porto Velho, e contou com a presença de autoridades, professores, pesquisadores e acadêmicos.

            Na mesa de abertura estavam presentes o reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, o vice-governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), o prefeito eleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e o representante da OAB/RO, Márcio Melo Nogueira.

           

O reitor falou sobre a necessidade de aproximar a academia da sociedade, socializando o conhecimento e as pesquisas produzidas na Universidade e beneficiando a comunidade com propostas de melhorias. “A universidade está inserida na sociedade e nós queremos dialogar intensamente com essa sociedade. Este é o primeiro passo, pois o objetivo do evento é reunir comunidade, autoridades e pesquisadores que possam somar ao desenvolvimento da cidade. Pretendemos apontar os problemas, mas também propor soluções com base nos estudos realizados pelos pesquisadores”, afirmou Ari Ott.

            O vice-governador disse que o evento veio ao encontro do anseio do Governo de trazer mais benefícios para a capital de Rondônia e fez um compromisso particular para melhoria da cidade. Daniel Pereira apresentou algumas ações de governo e falou sobre um estudo realizado recentemente que concluiu que 80% da população de Porto Velho trafega por apenas 20% das ruas, nas vias por onde passa o transporte coletivo e onde ocorrem também a maioria dos acidentes de trânsito. A pesquisa resultou numa proposta de otimização das ruas da cidade e o vice-governador aproveitou a oportunidade para apresentar a demanda ao prefeito eleito.

           

Em seu discurso, Hildon Chaves enfatizou que tem total interesse em realizar parcerias com o Estado e que a sua gestão necessitará do auxilio especial da bancada federal para atração de recursos. Sobre a UNIR, o futuro prefeito afirmou que as contribuições dos pesquisadores e de estudos realizados na Instituição são fundamentais para propor melhorias para a cidade e firmou o compromisso de estabelecer parcerias possíveis e cabíveis com a Universidade. “Na UNIR temos boa parte da massa crítica da sociedade e claramente contamos com esse elemento aglutinador, o magnifico reitor, para promover a aproximação entre a Universidade e a sociedade. Esta é uma oportunidade única de troca de experiências”, disse.

            Márcio Melo Nogueira parabenizou a UNIR pela iniciativa e disse que “a OAB/RO está feliz em sediar um evento tão importante para a sociedade de Porto Velho”.

           

Os vereadores eleitos para a próxima legislatura (2017-2020) Aleks Palitot (PTB) e Cristiane Lopes (PP) prestigiaram o evento. Na ocasião, Palitot entregou ao reitor da UNIR um exemplar do seu livro “Rondônia – uma história”, parabenizou a reitoria da Universidade pela iniciativa e falou sobre a relevância de se realizar um debate dessa magnitude.

            “Eu acredito que o papel da Universidade Federal de Rondônia é bastante importante no âmbito social. Os professores, os pesquisadores e a academia têm muito a oferecer à cidade de Porto Velho, mostrando um diagnóstico, um Raio X de como se encontra a nossa cidade para que quem está entrando hoje para a vereança possa entender um pouco mais sobre essa complexidade num âmbito macro, coletivo. Acredito que observando o problema de uma forma mais complexa, mais abrangente, a gente pode, através dessas informações, delinear uma forma mais prudente de fiscalizar e acompanhar o trabalho do futuro prefeito”, observou Palitot.

           

Representantes do SEBRAE, da faculdade Porto FGV, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e da Associação de Famílias Tradicionais do Bairro Triângulo também participaram da abertura do seminário.

            Pela manhã, discutiu-se questões relacionadas à infraestrutura da cidade de Porto Velho. À tarde, a partir das 14h os temas debatidos serão relacionados à área social (saúde, educação, cultura, memória, patrimônio material e imaterial, assistência social e violência) e à área econômica (planejamento e gestão, orçamento, receitas, despesa e dívidas, economia solidária e geração de emprego e renda, agronegócio e desenvolvimento rural, indústria, comercio, serviços e turismo).

     

      Após a realização do seminário, a UNIR elaborará um documento com proposições de melhorias para Porto Velho, que será entregue aos gestores públicos do município, eleitos no último pleito, após as respectivas posses.

 

Fonte: UNIR - http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=21600