Semob amplia rede de drenagem no bairro Lagoinha

Para dar continuidade ao projeto de ampliação da rede de drenagem pluvial de Porto Velho a Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Publicada em 09 de July de 2014 às 10:04:00

Para dar continuidade ao projeto de ampliação da rede de drenagem pluvial de Porto Velho a Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou, essa semana, uma obra na rua Atlético Mineiro, no bairro Lagoinha, Zona Leste de Porto Velho.

O trecho, de aproximadamente meio quilômetro, começa no cruzamento com a rua Negreiros e termina na rua Botafogo. A previsão é implantar mais de dez bocas de lobo para a captação da água no local. “Vamos canalizar as águas pluviais dessa região do bairro para o Canal do Tancredo Neves através da galeria central da rua Negreiros. Com a obra concluída resolveremos o problema de alagação em todas as quadras do entorno”, explicou Felix Bonfim, chefe da equipe que está trabalhando no local.

Bonfim informou também que após a conclusão da rede de drenagem a Semob vai fazer a terraplenagem e preparar a via para pavimentação. “Além da drenagem, o secretário Gilson Nazif quer asfaltar a rua e fazer o meio-fio e a sarjeta. A determinação é fazermos sempre o trabalho completo para realmente melhorar a infraestrutura de Porto Velho”, acrescentou.
José Imurana, que há sete anos mora em uma casa na rua Atlético Mineiro, ficou feliz com a notícia. “Que bom que enfim a prefeitura está trabalhando aqui. Já sofremos muitos anos com alagação, lama e buracos. Agora eu acredito que essa cidade realmente vai melhorar”, enfatizou.

Tubo Estruturado de PVC

Para a construção da rede no bairro Lagoinha a Semob está utilizando os tubos estruturados de PVC. O produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalhou Antônio Melé, topógrafo da secretaria e responsável pelas equipes que trabalham na aplicação da nova tecnologia em obras da Semob.

Exibindo Semob_lagoinha_800px_02.jpg

Exibindo Semob_lagoinha_2000px_01.jpg