Semtran orienta sobre os pontos de integração de ônibus

São 15 pontos localizados ao longo da avenida 07 de Setembro, na área comercial da cidade.

Publicada em 04/12/2012 às 09:06:00

Porto Velho, Rondônia - Já estão em funcionamento em Porto Velho os pontos de integração dos ônibus das linhas urbanas da capital. São 15 pontos localizados ao longo da avenida 07 de Setembro, na área comercial da cidade. Os pontos estão distribuídos no perímetro que vai da avenida Farquar até o início da Nações Unidas. Para divulgar o novo serviço, a prefeitura iniciou nesta segunda-feira, 03, uma campanha educativa junto aos usuários de transporte coletivo, coordenada pela secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran). “Já foram colocadas as placas chamando a atenção do usuário de que ali existe um ponto de integração. Agora estamos iniciando outra etapa, que é a esclarecer a população sobre esse novo serviço, que é na verdade mais um benefício que o município disponibiliza à população”, explica José Zacarias, responsável pelas campanhas educativas da Semtran.

Com o novo sistema, o passageiro agora pode pegar até dois ônibus de itinerários diferentes pagando apenas uma passagem. No entanto, a integração só pode ser feita de uma zona para outra. Deslocamentos para a mesma zona, mesmo que seja para outro bairro, não serão aceitos, de acordo com o que informou José Zacarias. “É importante destacar isso, a integração só funciona de zona para zona. Por exemplo, se eu venho da zona sul e quero me deslocar para a zona leste, eu desço na Sete de Setembro para fazer a integração pegando o ônibus que vai para o bairro da zona leste que pretendo ir, isso sem custo adicional. Agora para fazer a integração eu tenho que ter o cartão Leva Eu, porque o próprio sistema de bilhetagem eletrônica é que faz todo o processo”, afirmou.

No caso, se o passageiro veio da zona sul e pretende voltar para a zona sul, ele terá que pagar outra passagem porque o sistema acusará que ele está se dirigindo para a mesma região da cidade. Já quando a integração é feita com ônibus que se dirigem para zonas diferentes, o sistema abre a catraca para usuário passar sem descontar a passagem. “Por isso pedimos que as pessoas que ainda não têm o cartão Leva Eu, que procurem a Semtran para adquirir o cartão e ter direito a esse benefício. Basta trazer os documentos pessoais, uma foto 3x4 e comprovante de residência, enfatizou José Zacarias, responsável pelas campanhas educacionais da Semtran.

Por Joel Elias
Fotos: Medeiros / Arquivo Comdecom