Semusa realiza operação de saúde pública em Nazaré

Campanha incluiu vacinação, combate a mosquitos e testes rápidos de hepatite e HIV.

Comdecom
Publicada em 23 de março de 2017 às 11:38
Semusa realiza operação de saúde pública em Nazaré

A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) realizou entre os dias 13 a 17 uma operação de vigilância e atenção básica em saúde no distrito de Nazaré, na região do Baixo Madeira. Foram 244 atendimentos entre testes rápidos de diagnóstico de doenças como hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação contra febre amarela e combate a mosquitos, com a aplicação de fumacê.

Gerenciada pelo secretário Alexandre Porto, a campanha atendeudeterminação do prefeito dr Hildon Chaves, após solicitação da Associação de Moradores do Distrito de Nazaré. O prefeito orientou que as ações atendessem também comunidades vizinhas.

O sucesso da operação deu-se em função da boa vontade das comunidades, mobilizadas por lideranças comunitárias e outros parceiros como escolas, unidade de saúde, etc. “Agradecemos o apoio e a mobilização de todos para o êxito da campanha”, disse a enfermeira Caroline Araújo, coordenadora da equipe da Semusa.

Durante a atuação o pessoal da Semusa realizou restes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV (Aids) e controle de vetores de malária e dengue com aplicação de inseticida residual e especial (fumacê). Houve também eliminação de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zica virus.

A equipe da Divisão de Controle de Zoonoses da Semusa vacinou 164 cães e gatos domésticos, imunizando-os contra a raiva. Contra a leptospirose, foram colocadas iscas de raticida paraninfados para eliminar possíveis roedores contaminados, informou Caroline, responsável pela ação.

Para a presidente da Associação de Moradores, Rozenete Neves, a campanha foi de grande relevância e de interesse de todos os moradores de Nazaré. Além de agradecer à atenção do prefeito dr Hildon, ela afirmou que “todos estão de parabéns pelo trabalho realizado em prol da saúde de nossa comunidade”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook