Senai abre inscrições para Programa Jovem Aprendiz

Empresas têm até dia 20 de janeiro para indicar os interessados no programa.

Publicada em 07 de December de 2016 às 10:47:00

Empresários rondonienses que precisam contratar pessoal para preenchimento de vagas do programa Jovem Aprendiz, contam com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como parceiro. As unidades de Rondônia estão com matrículas abertas para os Cursos de Aprendizagem, no período de 5 de dezembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017.

As matrículas são gratuitas para indústria e ocorrerá mediante a indicação do aluno pelas empresas interessadas no atendimento a legislação vigente - lei 10.097/2000. As vagas são destinadas aos jovens com idade de 14 anos a 23 anos.

De acordo com a coordenadora de cursos de Formação Iniciada e Continuada – FIC, Senai-RO, pedagoga Géssica Lana dos Santos, a indicação do jovem ao Senai deverá ocorrer até o dia 20 de janeiro.  “Para 2017, serão oferecidos cursos de formação do jovem aprendiz em duas modalidades: Qualificação Básica com carga horária de 800 horas e Habilitação técnica com carga horária de 1600 horas até 3210 horas. O Senai é a única instituição a ofertar a Aprendizagem em Habilitação Técnica no Estado de Rondônia”, afirmou.

Ainda segundo Géssica, além do cumprimento da Cota do Jovem Aprendiz, o Programa Senai de Formação do Jovem Aprendiz em parceria com as empresas, pode garantir o futuro do jovem na indústria rondoniense. “O programa possui ampla visibilidade social e as empresas participantes oportunizam e contribuem para o desenvolvimento profissional e cidadão do jovem aprendiz; incentivam ao jovem profissional a conviver nos ambientes organizacionais, e oportunizam a fixação em seus quadros de trabalhadores qualificados pelos Senai”, argumentou.

Para se inserir no programa, o candidato deve vir encaminhado por empresas industriais ou participar de seleção nas unidades da Rede Senai de Educação. É um programa de parceria entre Senai e Empresas. Pode ser Jovem Aprendiz, jovens maiores de 14 anos e menores de 24 nos de idade. Esta condição de idade máxima prevista, não se aplica a aprendizes PCD. O aluno aprendiz precisa ter concluído ou que esteja cursando o ensino fundamental ou médio.

O diretor regional do Senai-RO, Valério Duarte, lembra que ao ingressar no Programa Senai Jovem Aprendiz, a empresa cumpre um importante papel social, contribuindo para o desenvolvimento profissional e cidadão de jovens aprendizes. E, além disso, cumpre o que dispõe a Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem.

Valério ressalta que o Programa Senai Jovem Aprendiz, é um dos primeiros programas que originou a criação do Senai em 1942, voltado a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, e a preparação de mão de obra jovem para indústria brasileira. Com o advento da Lei 10.097, só corroborou para a efetiva fortificação deste programa.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé destaca que esta aprendizagem é destinada à formação técnico-profissional compatível com o desenvolvimento físico-moral, psicológico e social do jovem, caracterizada com a atividades teóricas e práticas, vivenciadas no Senai e na empresa. “O Programa Senai Jovem Aprendiz, prepara os jovens, não apenas para o mundo do trabalho, mas para a vida. Participar do programa é ótimo para o jovem, por significar oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Melhor ainda para as empresas, pois constitui excelente oportunidade de formação profissional e retenção de talentos para a vida produtiva, além de estar alinhada com a Lei de Aprendizagem”, disse.

Mais informações pelos números (69) 3216-3495 – 3216-3478 ou pelo e-mail [email protected]; e ainda acessando o site www.ro.senai.br.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero