Setor de confecções de Cacoal quer gerar mais empregos

Hoje o setor é responsável por cerca de 800 empregos diretos e quase 2 mil indiretos em Cacoal...

Publicada em 27 de August de 2016 às 08:52:00

O setor industrial de vestuário em Cacoal vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos por causa do empenho da Assinvest – Associação das Indústrias do Vestuário do Estado de Rondônia – em buscar parcerias importantes para o fomento da economia e criação de mais empregos.

Hoje o setor é responsável por cerca de 800 empregos diretos e quase 2 mil indiretos em Cacoal e, de acordo com o presidente da associação, Edson Marques, existe uma preocupação grande em fortalecer ainda mais a economia ligada ao este setor para que haja a criação de mais postos de trabalhos e assim tornar Cacoal em um importante polo industrial.

Representantes de várias empresas ligadas a Assinvest convidaram a candidata ao cargo de prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues (PMDB), para lhe apresentar importantes reivindicações a fim de fomentar o setor, na noite desta sexta, 26. “Queremos estar juntos com quem pode nos ajudar a alavancar ainda mais nosso setor. Buscamos parcerias, futuras extensões da área para implantarmos mais empresas, apoio para instalação da escola técnica a fim de darmos uma capacitação continuada e melhorarmos ainda mais nosso produto e ramo. Queremos criar um elo importante entre a Assinvest e o Poder Público pois assim geramos bons resultados. Queremos transformar Cacoal em uma referência da moda”, disse Edson Marques, presidente da Assinvest.

Durante a explanação, a presidência da Assinvest mostrou a importância de se investir no setor e assim gerar mais emprego para Cacoal e, consequentemente, melhorar o cenário econômico do município. “Queremos caminhar juntos. Se a Glaucione chegar lá [na prefeitura] queremos estar juntos e assim crescer. Precisamos de qualificação melhor, precisamos de apoio. Se temos uma prefeita que tem um bom relacionamento com o governo, e nós temos um bom relacionamento com a prefeita, conseguiremos ir longe”, comentou Linda Von Rondow, vice-presidente da Assinvest.

Glaucione recebeu as propostas da associação e frisou que Cacoal tem um forte setor e que as empresas tem força para fomentar muito a economia local. “Fala-se muito em trazermos indústrias de fora. Mas vejo o quanto vocês são fortes e dedicados e me pergunto: temos mesmo que trazer empresas de fora ou temos que fortalecer as que temos aqui? A Assinvest mostra que incentivar o empresário local pode ser a solução para fomentarmos a economia e gerar muito mais empregos para a nossa população”, afirmou a candidata a prefeita.

Recentemente a Assinvest recebeu um terreno de 18 mil metros quadrados para a instalação do polo Têxtil. Foram contempladas seis indústrias para iniciarem a construção, mas existe uma lista de espera de mais 12 empresas.