Sid Orleans pede ao secretário para resolver situação dos CEOS

Está faltando luva nos Centros Especializados de Odontologia.

Publicada em 01 de March de 2015 às 15:26:00

Porto Velho, RO - O secretário da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), Domingos Sávio, foi à Câmara de Vereadores prestar contas junto aos parlamentares. O vereador Sid Orleans aproveitou e cobrou a ação do executivo para a falta de materiais de execução de serviços de saúde e do cumprimento da lei que regulamenta, dentre outras atividades, a prescrição medicamentosa por parte dos enfermeiros.

Segundo Sid , a falta de luvas de procedimentos de números sete e sete e meio de vários tamanhos, inviabilizando as atividades dos Centros Especializados de Odontologia, todos inaugurados pelo parlamentar enquanto Secretário de Saúde, chegou a seu conhecimento pelas mídias sociais. O parlamentar logo preparou um ofício ao secretário para providenciar a solução do problema, “Sugiro uma parceria da SEMUSA com o governo estadual, a título de troca, para que essa situação não pare as atividades dos CEOs à população”, acrescenta Sid.

Outro caso levantado pelo parlamentar foi a questão do cumprimento do texto normativo legal que regulamenta a prescrição de medicamentos feita pelos profissionais enfermeiros, cuja inobservância prejudica e humilha os pacientes que vão adquirir os medicamentos e não são dispensados pelos estabelecimentos, como a farmácia popular, que deveriam por lei dispensar. “A lei federal 7.498 assegura esta ação e o município pede providência para que o texto seja seguido, já que é justificada pela capacidade dos profissionais de enfermagem, que estudaram e batalharam bastante para habilitá-los a prescrever as medicações”, explica Orleans.

O secretário confirmou o problema ao vereador e pediu o prazo até 15 de março para resolver estes problemas.

Fonte: Assessoria