Sindicato consegue suspensão de demissão de funcionária do Santander em Rondônia

A vitória foi conquistada pela empregada por meio do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).

Publicada em 29 de July de 2014 às 16:01:00

A bancária Vanda Inez Mazzoneto foi reintegrada ao trabalho na manhã desta terça-feira, 29/7, dentro da agência Porto Velho do banco Santander localizada na avenida José de Alencar, no Centro da capital rondoniense.

A trabalhadora foi demitida no dia 2 de julho deste ano, dias antes da agência Urbana (Sete de Setembro, entre General Osório e Prudente de Morais (onde ela atuava) ser definitivamente fechada pelo banco espanhol.

A vitória foi conquistada pela empregada por meio do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) que requereu, no ofício 046/2014 enviado ao setor de Relações Sindicais do Santander, em São Paulo (SP), a imediata suspensão da recisão contratual porque a funcionária era portadora de doença ocupacional (LER/DORT), ou seja, doença adquirida por conta dos movimentos repetitivos de sua atividade executada para a instituição financeira em mais de 15 anos.

Uma vasta documentação reunida pelo Sindicato comprova que Vanda possui quadro de epicondilite lateral dos cotovelos e tendinite dos extensores dos dedos (LER/DORT) ocasionados pelas suas atividades laborais.

Entre estes documentos está o atestado de saúde ocupacional assinado pelo médico do próprio banco, doutor Ely Mugrabi de Oliveira.

“A suspensão da demissão desta colega representa uma vitória porque conseguimos isso diretamente com a administração do banco, sem a necessidade de recorrermos à justiça trabalhista. Mas, apesar dessa vitória, continuamos diante de um quadro triste de demissões no Santander, a exemplo do que aconteceu ontem, quando mais um funcionário foi desligado no Estado, comprovando a tenebrosa tendência de fechamento de postos de trabalho no banco espanhol que, por sua vez, anda na contramão da economia e do que ocorre em outros bancos, que abrem mais agências e contratam mais funcionários”, avalia Clemilson Farias, secretário de Imprensa do SEEB-RO e funcionário do Santander.