SIPAM sedia debate sobre Bacias Urbanas

Segundo o Promotor de Justiça Adilson Donizeti de Oliveira, é necessário cuidar das águas e das moradias, especialmente quando o novo período das chuvas se aproxima.

Publicada em 29 de September de 2015 às 11:20:00

O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Centro Regional de Porto Velho (CR-PV), sediou na segunda-feira (28) reunião sobre o projeto Bacias Urbanas, chamada pelo Ministério Público do Estado/21ª Promotoria de Justiça - Habitação e Urbanismo. Participaram as secretarias municipais (SEMPLA, SEMA, SEMPRE, SEMUR, SEMOB, SEMUSB, Defesa Civil e SEMAS), bem como a CPRM, UNIR, FARO e FIMCA. Do SIPAM, participaram Astréa Alves Jordão (Chefe da Divisão Ambiental), Luiz Gilberto Dall'igna (Chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto) e Ana Cristina Strava (Coordenadora Operacional), além de estagiários da DIVPAM/CR-PV.

Segundo o Promotor de Justiça Adilson Donizeti de Oliveira, é necessário cuidar das águas e das moradias, especialmente quando o novo período das chuvas se aproxima. "Mesmo que não tenha um grande alagamento, podem vir os menores", ressaltou na abertura da reunião. O Promotor é responsável pela área de Habitação e Urbanismo do Ministério Público, tendo atuado por nove anos no município de Jaru (RO), e desde o início do ano está em Porto Velho, onde pretende conhecer melhor as ações já desenvolvidas para minimizar os impactos das chuvas em áreas urbanas. Ele explica que o MP-RO recebe diversas reclamações de moradores, por isso todos as instituições foram chamadas para conversarem sobre medidas que solucionem ou previnam problemas em diversos pontos de estrangulamento da cidade.

A Coordenadora Operacional do SIPAM, Ana Strava, fez apresentação do Projeto Bacias Urbanas e o site em que os órgãos parceiros têm acesso ao Sistema de Alerta, em tempo real, contra enchentes urbanas provocadas principalmente pelo transbordamento dos igarapés urbanos que cortam a capital rondoniense. Entregue em outubro de 2014, pelo SIPAM, o Sistema é resultado de um minucioso levantamento de campo das dimensões e intervenções na macrodrenagem existente em quatro bacias urbanas: Iguarapé Grande/Santa Barbara, Penal, Tancredo Neves/São Francisco e Bate-Estacas.