STF condena, mas deputados não são presos

Donadon é um caso de impunidade extrema, mostra jornal O Estado de São Paulo.

Publicada em 11/12/2011 às 16:19:00

Reportagem de Felipe Recondo, do Jornal O estado de São Paulo, um dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil, relaciona o deputado federal rondoniense Natan Donadon (PMDB) como um caso de impunidade extrema.

Segundo a reportagem, o Supremo Tribunal Federal (STF) não consegue superar uma estatística incômoda. Apesar de já ter condenado cinco deputados desde o ano passado - um deles o crime prescreveu -, até agora nenhum parlamentar acusado da prática de crime foi preso ou começou a cumprir pena por ordem do Supremo”.

“O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) e os ex-deputados José Tatico (PTB-GO) e Zé Gerardo (PMDB-CE) recorreram das condenações. Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) ainda espera a publicação do acórdão para decidir de vai recorrer. Somente depois do julgamento dos recursos, as penas começarão a ser cumpridas”, diz a reportagem.

Natan Donadon está condenado pelo STF por desviar milhões dos cofres da Assembleia Legislativa de Rondõnia na época em que seu irmão, o deputado estadual Marcos Donadon (PMDB),  presidia aquele poder. Mesmo condenado pela mais alta Corte do País, Donadon coninua no cargo de deputado federal e não tem data para sair nem para começar a cumprir  sua pena, se é que algum dia vai cumpri-la. Seu irmão também está condenado à prisão pelos mesmos crimes, mas também é outro caso de impunidade a desafiar a justiça rondoniense e brasileira.