Sucessão Municipal: o jogo começou

Valdemir Caldas

Publicada em 26 de November de 2015 às 12:20:00

Oficialmente, não! Mas, nos bastidores, já foi dado o tiro de largada da corrida pela prefeitura de Porto Velho. O deputado estadual Léo Moraes (PTB) saiu na frente. Em visita àcapital, a presidente nacional do partido, deputada federal pelo Rio de Janeiro, Cristiane Brasil, anunciou a pré-candidatura do jovem parlamentar. Dessa vez, ele não contará com seu fiel escudeiro e mais importante cabo eleitoral: seu pai, ex-deputado estadual Paulo Moraes, falecido, recentemente. É provável que tenha aprendido algumas habilidades com seu tutor político.

No Partido Verde (PV), é quase certo que o eterno candidato a prefeito e deputado federal Lindomar Garçom entrará no jogo. No PSD, o deputado estadual José Hermínio Coelho tentará, mais uma vez, convencer o empedernido coração do cacique mor da legenda, ex-deputado federal Moreira Mendes, a deixá-lo participar da disputa. Coelho já sonhou em ser governador, mas foi rifado por Moreira, que preferiu apostar suas fichas no candidato Expedito Junior (PSDB).  Depois, sonhou em subir as escadas do palácio Tancredo Neves, mas, novamente, Moreira interpôs-se em seu caminho, transformando sua fantasia em pesadelo.Agora, será a sua última e decisivamente cartada.

No ninho dos tucanos, a ex-vereadora e deputada federal Mariana Carvalho ainda não disse se concorrerá. A decisão dependeria do seu pai. O silêncio de Mariana, contudo, vem deixando muita gente apreensiva e, o que é pior, alimentando a indústria da maledicência, principalmente entre adversários.Enquanto isso, aliados do prefeito Mauro Nazif (PSB) rezam para que ela permaneça longe do pleito. Caso contrário, seria a pá de cal nas pretensões de Nazif de garantira reeleição e, consequentemente,o fim para muitos que se têm cevado nas flácidas tetas do erário.Nazif já figurouno ranking dos piores prefeitos de Rondônia. Agora, suaadministração acaba de receber nota zero, no critério transparência, segundo avaliação da Controladoria Geral da União. É muita coisa ruim acontecendo ao mesmo tempo.

Históricos do PMDB (ou seria melhor dizer, seguidores do casal Valdir e Marinha Raupp?) já teriam escolhido o secretário de estado da saúde, Williames Pimentel, pararepresentar o partido. Creem que Pimentel conseguirámudar a face da saúde municipal. Só se for com a ajuda de Mandrake. Convém refletir sobre suas previsões para o setor, em 2016. Foi durante recente encontro na cidade de Vilhena. Pimentel teria deixado à plateia boquiaberta. Cruz Credo!

No fundo, Pimentel está sendo usado como bucha de canhão.  Na hora do vamos ver, o PMDB o lançará às feras e se jogará nos braços do primeiro que lhe fizer a proposta mais atraente. É a velha história da noiva cobiçada. Assim tem sido e, certamente, não será diferente agora. O jogo começou! Façam suas apostas!