TCE disponibiliza nova ferramenta de pesquisa em seu portal e na intranet

A ferramenta foi apresentada na última sexta-feira (17) aos representantes dos gabinetes pelo conselheiro Edilson de Sousa Silva, presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic).

Publicada em 23 de April de 2015 às 10:30:00

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) disponibiliza, a partir desta quinta-feira (23), em sua página na internet (www.tce.ro.gov.br) e também na intranet uma nova ferramenta de pesquisa textual: a solução Google Search Appliance (GSA), que é destinada não só ao público interno (membros, servidores, estagiários) quanto ao externo (jurisdicionados, sociedade, imprensa), permitindo ao usuário fazer busca de documentos afetos às atividades da Corte de Contas de forma mais rápida e com grande precisão nos resultados.

A ferramenta foi apresentada na última sexta-feira (17) aos representantes dos gabinetes pelo conselheiro Edilson de Sousa Silva, presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), e por servidores da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal de Contas.

Na apresentação, foram citadas, além de inúmeras funcionalidades, como o agrupamento dinâmico de resultados, o que gera filtro do conteúdo desejado, a solução GSA, disponibilizada pelo TCE rondoniense, oferece ainda diversas opções de busca avançada, como, por exemplo, consulta por tipo de documento, tipo de processo, por relator e por órgão, além de palavra-chave.

A licença dessa nova ferramenta de pesquisa, que integra hardware e software, foi adquirida pelo Tribunal junto à Google, e faz parte da política de investimentos que a Corte de Contas vem realizando na área tecnológica, objetivando possibilitar, aos seus diversos públicos, amplo acesso às informações da administração pública do Estado, bem como proporcionar ainda mais transparência às atividades fiscalizatórias do órgão.

De acordo com o conselheiro Edilson de Sousa, a aquisição dessa ferramenta também se justificativa pelo volume de informações que a Corte detém sobre a administração pública rondoniense, as quais precisam estar de forma mais fácil à disposição da sociedade. Somente no exercício de 2014, o Tribunal auditou mais de R$ 1,5 bilhão de recursos públicos, prevenindo mais de R$ 340 milhões de despesas irregulares e julgando mais de 7,6 mil processos.

MELHORIAS

Ainda durante a reunião do Conselho dos Gabinetes foram apresentadas melhorias executadas em ferramentas tecnológicas do TCE, a exemplo dos sistemas Plenária Prévia, SPJe e o Processo de Contas eletrônico (PCe). Esses aprimoramentos, segundo a Setic, vêm atender solicitações e observações feitas pelos setores do Tribunal, proporcionando maior facilidade na execução de tarefas relativas ás atividades cotidianas da Corte de Contas.