Teatro Palácio das Artes Rondônia foi entregue à população de Rondônia

O secretário afirmou ainda que o indivíduo comprometido com a cultura é feliz, com sua vida adquirindo um novo significado útil.

Publicada em 26 de September de 2014 às 17:29:00

Porto Velho recebeu nesta quinta-feira, 25, o Teatro Palácio das Artes, esperado por cerca de 20 anos e "a obra mais singular entregue pelo Poder Executivo", conforme destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria, ao representar o governador Confúcio Moura, durante a solenidade de inauguração. “Como os senhores da borracha fizeram história ao inaugurarem o Teatro Amazonas há mais de um século, nós, os pioneiros de Rondônia, estamos fazendo história ao inaugurar o nosso teatro estadual”.

Para ele, com certeza, esta é “uma nova página na história cultural de nosso estado”. O secretário afirmou ainda que o indivíduo comprometido com a cultura é feliz, com sua vida adquirindo um novo significado útil. “Sejam todos bem vindos. O palácio das Artes é nosso.”

Com localização privilegiada, no centro da cidade, o teatro vai possibilitar o recebimento de apresentações artísticas nacionais e locais com o que há de mais moderno em termos de estrutura física e técnica.

Acoplado ao Palácio das Artes, há o teatro Guaporé. Uma estrutura menor, com capacidade para 236 lugares que comportará a produção local, bem como funcionará o teatro escola. A obra já foi entregue à população no mês de junho com a apresentação da peça “A Falecida”, de Nelson Rodrigues, tendo Lucélia Santos no elenco.

A solenidade também contou com a presença de autoridades locais. O senador Valdir Raupp salientou que a obra iniciou em seu governo através de uma emenda da deputada Marinha Raupp. Ele parabenizou o governo atual por concluí-la. Para o senador, haverá um encontro entre arte e cultura, possibilitando o incentivo à cultura, e irá atender as “ricas manifestações
culturais de Rondônia”. Para ele, agora o sonho se torna concreto e real para todos.

A superintende de Cultura do estado, Eluane Martins, saudou a todos ressaltando a importância do ato e destacando que, mais que um prédio, está sendo estruturada a cultura do estado. “Este é um momento de grande alegria e festividade para a cultura rondoniense”.

Com o descerramento da placa e da fita inaugural, o Palácio das Artes foi entregue à população, que pode ter o primeiro contato com o ambiente do teatro e prestigiaram a peça teatral do grupo O Imaginário, de Porto Velho, “Mulheres do Aluá”.

PROGRAMAÇÃO

A programação de inauguração prossegue até o próximo domingo. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo, ou seja, a partir das 19h. Dia 26 – 20 h – Sexta-feira – Espetáculo de dança contemporânea com a companhia Cisne Negro, de São Paulo.

Dia 27 – 20h – Orquestra de Câmara de Manaus.

Dia 28 – 20h – Concerto da Orquestra Villa Lobos, de Porto Velho.