Técnicas de bovinocultura de corte despertam interesse em mais de 300 pessoas da região do Vale do Guaporé

O evento foi realizado pela Emater-RO e contou com a participação de parceiros da iniciativa privada.

Publicada em 01 de November de 2016 às 13:03:00

Com aproximadamente 130 mil cabeças de gado, das quais 110 mil cabeças destinadas à pecuária de corte, o distrito de São Domingos do Guaporé teve seu primeiro Dia Especial de Bovinocultura de Corte. Com a participação de mais de 300 pessoas entre agricultores, técnicos e interessados no segmento a ação visou disseminar conhecimentos técnicos e apresentar os caminhos para o agronegócio da carne. O evento foi realizado pela Emater-RO e contou com a participação de parceiros da iniciativa privada.

Fortalecimento da produção de carne, e leite

Fortalecimento da produção de carne e leite

A pecuária é tida por muitos como a atividade para médios e grandes produtores, devido aos investimentos para sua criação. Mas o que se verifica na região do Vale do Guaporé é uma cadeia produtiva bem organizada. “O que vemos é que o pequeno pecuarista faz parte da mesma cadeia da produção de carne dos médios e grandes pecuaristas, através da produção de bezerros que são vendidos para a engorda nas fazendas”, explica Luciano Brandão, gerente regional do escritório da Emater no Território do Vale do Guaporé.

A base econômica de São Domingos do Guaporé está alicerçada na produção de carne, leite e urucum, potencialidades essas elencadas no Plano Anual de Trabalho do escritório regional do Vale do Guaporé. Com o objetivo de fortalecer essas potencialidades, a Emater-RO propôs realizar um dia especial sobre a bovinocultura de a fim de repassar informações com palestras técnicas sobre produção e aumento do lucro do pecuarista.

O dia especial contou com mais de 300 participantes que tiveram a oportunidade de conhecer os resultados que vem sendo obtidos com os serviços de assistência técnica desenvolvidos na região, buscando-se o melhoramento genético de bezerros apartados com media de 270 kg/peso vivo. “Atualmente, através da assistência técnica efetiva, os produtores estão despertando para a necessidade de realizar a correção e adubação do solo para que possam dispor de maior quantidade de pasto com melhor qualidade”, conta o extensionista da Emater local, Geraldo Ferreira Filho.

Mais de 300 pessoas interessadas.

Mais de 300 pessoas interessadas.

Gilmar Ferreira Prado, professor de nutrição e forragem da Faculdade de Zootecnia de Uberaba-MG e especialista em nutrição animal, com mais de 30 anos de experiência na pecuária da região norte do país, destacou a importância das alternativas de suplementação mineral a pasto, mostrando ganhos reais no que se refere às necessidades nutricionais de cada fase de criação. Ele mostrou a real necessidade de cada período, para que se possa produzir leite e carne, apresentar fertilidade, produzir um bezerro mais pesado e, consequentemente, abater um boi mais pesado e com melhor rendimento de carcaça utilizando suplemento de boa qualidade.

Este foi um evento diferente dos costumeiros, pois visou atender não somente o pequeno, mas também o médio e o grande produtor. “Não podemos deixar de trabalhar a potencialidade local” disse o gerente regional da Emater-RO, satisfeito com o resultado do evento.

Além dos temas já elencados também foram apresentados outros como: a forma correta do preparo dos solos, escolha da forrageira ideal, correção e adubação para aumento da capacidade produtiva das áreas de pasto passando das atuais 0,8 UA/ha para 2,0 UA/ha e a importância do controle biológico das cigarrinhas das pastagens, através da utilização de fungos Metarhizium anisopliae.

 

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO