Técnicos em radiologia podem ter carga horária alterada

Deputado Cleiton Roque já apresentou indicação nesse sentido durante sessão

Publicada em 20 de May de 2015 às 15:12:00

O deputado Cleiton Roque (PSB) encaminhou minuta de projeto de lei ao Poder Executivo para reduzir de 40 para 24 horas por semana a jornada de trabalho dos técnicos em radiologia. Agora o governador deve transformar a minuta em projeto de lei, para encaminhar a matéria à Assembleia Legislativa.

O parlamentar já apresentou indicação nesse sentido durante sessão desta terça-feira (19), após ser procurado por representantes da categoria, que solicitaram apoio ao pleito e pediram que Cleiton Roque seja o grande defensor dos técnicos em radiologia.

De acordo com o presidente do Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia, Adriano Célio Dias, até o ano de 2013 os profissionais cumpriam as 24 horas semanais, conforme prevê Lei Federal de 1985, mas o governo de Rondônia promoveu essa mudança.

“Essa profissão é de suma importância para o sistema de saúde, mas ao mesmo tempo de alto risco à saúde do servidor, que agora fica mais horas exposto à radiação”, afirmou.

Cleiton Roque afirma que já manteve reuniões com o governador, com o vice-governador e que tem certeza da preocupação das autoridades estaduais com a saúde do servidor público.

O parlamentar disse que o técnico em radiologia é um trabalhador que já tem assegurado o direito à carga horária de trabalho diferenciada, percepção de gratificações de risco de vida, insalubridade e periculosidade, no seu mais alto grau, em face das substâncias e fontes de irradiação ao qual ficam sujeitos.

O deputado disse acreditar que o Poder Executivo encaminhe o projeto de lei o quanto antes, pois existe o descumprimento de uma legislação federal, que passou a ser deixada de lado há dois anos. Ele afirmou ser preciso corrigir essa falha e que não existe perda para Estado e só profissional de radiologia sai perdendo, colocando em risco a própria saúde.

Assessoria ALE/RO - DECOM