Tecnologia internacional deve ampliar competitividade da carne bovina rondoniense no mercado chinês

O presidente da Pacific Software Inc, Peter Pizzino, ressaltou que o desenvolvimento de tecnologia é para tornar a vida melhor, gerar mais empregos e melhorar as transições comerciais.

Texto: Vanessa Moura Fotos: Jeferson Mota E Dhiony Costa
Publicada em 22 de junho de 2018 às 09:22
Tecnologia internacional deve ampliar competitividade da carne bovina rondoniense no mercado chinês

O presidente da KB Quest and Adviser da Pacific Software, Wang-Chang Wong, apresentou  possibilidade de construir mais negócios com a China e defendeu que o mercado chinês é um bom mercado consumidor dos produtos de Rondônia, especialmente a carne

O cobiçado mercado consumidor do mundo com 1,3 bilhão de habitantes, a China, é o alvo de ação de negócios de exportação de carne bovina rondoniense através de uma nova plataforma de tecnologia apresentada ao governo do Estado na manhã de ontem (21), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, com a presença de delegações de empresários americanos e chineses.

‘‘Nós só vamos nos desenvolver se colocarmos os olhos nesse mundo moderno e é isso que Rondônia está fazendo’’, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Eurípedes Miranda, que representou na ocasião o governador de Rondônia, Daniel Pereira. O presidente da Pacific Software Inc, Peter Pizzino, ressaltou que o desenvolvimento de tecnologia é para tornar a vida melhor, gerar mais empregos e melhorar as transições comerciais. E este último foi o principal tema do debate.

‘‘Está sendo apresentada uma tecnologia chamada Blockchain que dá confiabilidade nas informações repassadas entre o vendedor e o consumidor. Nós verificamos que a ausência dessa confiabilidade é um grande problema no comércio internacional, principalmente em relação ao Brasil. E essa tecnologia é utilizada por muitas instituições financeiras nas transações mundiais”, explica o superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Basílio Leandro de Oliveira.

A tecnologia é aplicada em um portal de negócios direcionado, não só para vender para empresas chinesas como também diretamente para consumidores. Todo o deslocamento da carne terá rastreamento e será informada a procedência do produto. Mais que uma alternativa, investir em tecnologia nas transações comerciais mundiais é uma necessidade para Rondônia que enfrenta lá fora a concorrência com outros grandes gigantes em exportações.

Rondônia tem o sétimo maior rebanho bovino do país sendo 80% pecuária de corte.

Para o superintendente, ao agregar essa tecnologia ao setor industrial é possível ampliar a participação do Estado de Rondônia no mercado global, principalmente com os produtos que já tem exportação como a carne. Rondônia tem o sétimo maior rebanho bovino do país com mais de 14,3 mil cabeças, sendo 80% pecuária de corte. Atualmente, o estado exporta carne bovina para mais de 40 países, sendo Hong Kong, Rússia e Egito os principais importadores.

‘‘Já temos negócios com os chineses, mas queremos aumentar a confiabilidade em relação aos nossos produtos de maneira que os negócios se solidifiquem de forma satisfatória para nós e para nossos clientes’’, garante Basílio. A tecnologia, segundo ele, foi apresentada nesta semana também às grandes indústrias rondonienses e teve boa receptividade.

O presidente da KB Quest and Adviser da Pacific Software, Wang-Chang Wong, apresentou os caminhos de entrada da carne bovina rondoniense na China e a possibilidade de construir mais negócios. Também apontou que há uma tendência do aumento do consumo de carne pelos chineses com o crescimento da classe média formada, principalmente por jovens profissionais. ‘‘A China é um mercado muito bom para vocês. Vamos através dessa tecnologia criar caminhos que facilite os negócios’’, disse Wang-Chang Wong.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook