Teletrabalho implantado pelo tribunal cearense supera expectativas

No total, 19 servidores fazem parte do projeto piloto. Os que atuam exclusivamente de forma presencial na Diretoria Cível do 1º Grau devem atingir meta mensal de 500 atos ou movimentações nos processos de sua responsabilidade.

Publicada em 27 de May de 2016 às 04:52:00

Um novo sistema de trabalho adotado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vem dando resultados positivos. O regime de teletrabalho, ou home office, está funcionando em caráter experimental desde o início de abril na Diretoria Cível do 1º Grau, no Fórum do Recife. O relatório de produtividade extraído um mês após a implantação do modelo aponta que os servidores em regime integral têm superado em quase 10% a meta estabelecida. Já os que estão em regime parcial superam em 16,56% o índice fixado.

Segundo a instrução normativa do TJPE que disciplina o assunto, o teletrabalho ajuda a motivar e comprometer as pessoas que compõem o Judiciário, o que resulta em benefícios diretos e indiretos para a administração, o servidor e a sociedade, agilizando o trabalho da Justiça. No documento, a Presidência do tribunal expressa preocupação com os problemas de mobilidade em grandes centros urbanos, que provocam impacto na produtividade e na qualidade de vida dos servidores. No teletrabalho, há um prazo máximo de cinco dias para o cumprimento de todos os atos cartorários a cargo dos servidores em atuação nos Núcleos de Processamento Remoto da Diretoria Cível do 1º Grau.

No total, 19 servidores fazem parte do projeto piloto. Os que atuam exclusivamente de forma presencial na Diretoria Cível do 1º Grau devem atingir meta mensal de 500 atos ou movimentações nos processos de sua responsabilidade. Enquanto isso, aqueles incluídos no regime de teletrabalho integral (que podem atuar fora das dependências do TJPE todos os dias da semana), deverão ter um incremento de 30% na meta. Os que atuam em regime de teletrabalho parcial (com serviço realizado fora das dependências do TJPE durante 2 ou 3 dias por semana) têm meta 10% mais elevada.

De acordo com o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, os números demonstram a viabilidade do regime. Mas a expansão do teletrabalho para outras unidades ainda vai depender, contudo, de alguns fatores. “Estamos aprimorando os mecanismos de acompanhamento das metas e da produtividade dos servidores e o Conselho Nacional da Justiça está disciplinando o regime. Vamos aguardar isso para traçarmos um plano de expansão do teletrabalho no âmbito do TJPE”, explicou.

Fonte: TJPE