Todos às urnas!

Valdemir Caldas

Publicada em 28 de September de 2016 às 08:03:00

Das eleições que ocorrerão no próximo domingo, sairão um prefeito e vinte e um vereadores para a capital de Porto Velho. Amanhã, será realizado o último debate entre os candidatos, marcando, também, o fim da campanha eleitoral. Nesse período, puderam os postulantes dos mais variados partidos e correntes ideológicas mostrarem-se ao eleitoral.

Os dias de campanha deram aos candidatos majoritários a oportunidade de revelarem seus planos administrativos e dizer à população qual a imagem que têm dela e como pretendem reduzir-lhe as dificuldades e solucionar os problemas que lhe afetam.

Reconhecidamente, nem todos souberem aproveitar o tempo disponíveis para apresentarem seus programas e projetos, mergulhando fundo no mar revolto das suposições sem fundamento e das propostas mirabolantes. É o tipo da candidatura que está fada ao brejo. Tem candidato que acha que, para ser político, é preciso ser engraçado. Assim, conseguirá cativar os votos da gentalha. Conquistando o povaréu, tudo fica mais fácil, o triunfo eleitoral está garantido.

Os milhares de eleitores que acorrerão às urnas no dia 2 de outubro precisam ter consciência de suas responsabilidades, sobretudo neste momento especial da vida municipal. A essa altura do processo eleitoral e do ponto de vista estritamente social, importa pouco saber qual será o vitorioso. Em qualquer hipótese, a democracia implica a vitória do povo, livremente manifestada nas urnas.

Mesmo os eventos finais da campanha não devem servir senão para ajudar cada eleitor a discernir entre o que é bom para o município de Porto Velho e o que não o é. Outras providências que estejam ligadas aos acontecimentos ocorridos durante a campanha são de responsabilidade da Justiça Eleitoral. Façamos, pois, a nossa parte, como cidadãos, conscientes de nossas obrigações. Todas às urnas!