Três agroindústrias serão inauguradas na Zona da Mata

Serão um abatedouro de frango em Rolim de Moura, uma agroindústria de mel e cera de abelha em Novo Horizonte do Oeste e um lacticínio em Alta Floresta do Oeste.

Publicada em 04/12/2012 às 11:23:00

Rondônia - Três agroindústrias serão inauguradas na Zona da Mata nesta quinta (6) e sexta-feira (7). Serão um abatedouro de frango em Rolim de Moura, uma agroindústria de mel e cera de abelha em Novo Horizonte do Oeste e um lacticínio em Alta Floresta do Oeste.

Todas estas agroindústrias têm investimentos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e contrapartida do proprietário ou associação. Parte dos equipamentos que as agroindústrias utilizarão foram repassados pela Seagri à associação local. “Temos que dar apoio às agroindústrias, porque elas geram renda para os produtores e contribuem para a permanência deles no campo, além de fortalecer a agricultura familiar”, diz o coordenador de Agroindústria Familiar, Henrique Fernandes.

Na quinta-feira, às 10h, na Associação dos Produtores Rurais Unidos Venceremos (Linha 168 Sul, Km 10, Rolim de Moura), será inaugurado o abatedouro Q-Frango, que aumentará sua produção de 45 para 100 frangos abatidos diariamente. Já às 15h, na propriedade do senhor José Carlos Rubim (Linha 160, Km 2, Novo Horizonte do Oeste), será inaugurada a agroindústria Casa do Mel que produz cerca de quatro mil quilos de mel por ano.

Na sexta-feira, às 14h, na Linha 45, Km 4, Lote 11, Gleba 02, Zona Rural em Alta Floresta do Oeste, está prevista a inauguração da agroindústria de leite pasteurizado Nevasca. Este lacticínio é de propriedade da Associação dos Produtores de Leite da Linha 45 (Asprol), que conta com 14 associados. A Associação, que produz 1.500 litros de leite por dia, se empenha para se tornar uma agroindústria desde 2006.

“O processo de agroindustrialização da agricultura familiar em Rondônia, encarado com responsabilidade, visão empreendedora e focado na comercialização coletiva, conduzirá o Estado a um novo modelo de desenvolvimento sustentável, com a participação da família no processo, principalmente as mulheres e os jovens”, encerra o secretario adjunto da Seagri, Antônio Deusemínio de Almeida.

Texto: Amabile Casarin – Assessoria Seagr

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social