Tribunal de Justiça de Rondônia realiza curso de capacitação sobre adoção de crianças maiores

Só há a possibilidade de insucesso na adoção de crianças maiores quando as pessoas não se deixam envolver pelo amor.

Publicada em 09 de November de 2016 às 12:00:00

 Curso Adoo 1

Só há a possibilidade de insucesso na adoção de crianças maiores quando as pessoas não se deixam envolver pelo amor. Para fortalecer a atuação de seus profissionais, o Judiciário de Rondônia capacita seus psicólogos, assistentes sociais e técnicos judiciários para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto com a sociedade, especialmente com relação aos procedimentos e conhecimentos necessários para ampliação da adoção de crianças maiores.

O curso acontece em uma sala da faculdade Fimca, na capital, do dia 7 ao dia 11 de novembro de 2016, e tem como objetivo a preparação dos profissionais que trabalham na formação dos pretendentes à adoção, como forma de prevenir ou minimizar os efeitos destrutivos de algumas características, regularmente apresentadas nos casos de adoção tardia, durante o estágio de convivência.

A palestrante Suzana Sofia Moeller Schettini, mestra em psicologia clínica, afirma que o lugar de uma criança é no seio familiar, quanto mais tempo ela fica no abrigo ela fica estagnada. “Na adoção de crianças maiores a relação de amor passa por três estágios: amar, manifestar o amor e atender a percepção do outro para receber o amor, ou seja: como o outro está compreendendo este amor que recebe”, afirma Suzana, em sua apresentação durante o evento.

Para a chefe da seção de colocação familiar do TJRO, Maria de Fátima Batista de Souza, é muito importante este momento de discutir e ampliar essa questão da adoção de crianças maiores, já que é um público onde se tem poucos pretendentes disponíveis, e muitas vezes por pura falta de informação, pois é possível adotar e ser feliz com crianças de faixa etária mais ampliada. Precisamos buscar outro caminho para essas crianças maiores que estão acolhidas nos abrigos, disse a psicóloga.

Seminário de Adoção

O Seminário Adoção de Crianças Maiores, que ocorrerá nesta quarta-feira, 9 de novembro, às 19h, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, discutirá o tema com a presença de uma especialista no assunto, a renomada psicóloga Suzana Schettini, além da presença de todo o corpo técnico do Judiciário para trocar experiências e relatos sobre as alternativas para a adoção tardia.

O evento será transmitido ao vivo para toda a sociedade pelo site do TJRO (www.tjro.jus.br).

Palestrante

Mestra em psicologia clínica, na área da família e interações sociais, pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Atua como professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação. Psicóloga Clínica, terapeuta de crianças, adolescentes e adultos com especialidade em adoção. É facilitadora de cursos em programas de atendimento comunitário e atua em cursos e projetos junto ao TJPE, na área de adoção, além de organizar eventos e atuar como conferencista e palestrante em eventos na maioria dos estados brasileiros. Atualmente é presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção e Diretora de Relações Institucionais da Associação Civil Pró-adoção e convivência familiar. Organizadora e coautora do livro “Adoção: os vários lados dessa história” (2006) e coautora do livro “Educar com afeto: do nascimento aos 6 anos de idade” (2009).

Curso adoo 2

Assessoria de Comunicação Institucional TJRO