UHE Jirau coloca mais duas turbinas em operação

A motorização da Usina será concluída até o fim deste mês.

Publicada em 04 de November de 2016 às 08:27:00
         Visão panorâmica da Usina Hidrelétrica Jirau
         Uma das 50 turbinas (ou unidades geradoras) da UHE Jirau        

    A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau segue cronograma previsto e está prestes a concluir a motorização das suas 50 turbinas. No dia 31 de outubro de 2016, a UHE Jirau obteve junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a autorização para operar as Unidades Geradoras (UGs) 47 e 48 conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), de acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União. No dia 2 de novembro de 2016, a UHE Jirau já sincronizou a UG 47. A UG 48, que será a 50a e última turbina, está prevista para entrar em operação ainda na primeira quinzena deste mês. Juntas, as duas turbinas garantem ao SIN mais 150.000 KW de potência.

As últimas cinco UGs, de números 45 a 50, fazem parte da expansão da UHE Jirau, que inicialmente previa a implantação de 44 máquinas. A ampliação da capacidade da Usina garantiu a produção de mais 450 megawatts (MW) de energia elétrica utilizando-se do mesmo reservatório da fase inicial e mantendo sua responsabilidade socioambiental com a região onde está inserida.

De acordo com Isac Teixeira, Diretor de Operação da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, este marco representa o compromisso da Empresa com o contrato de concessão do empreendimento. “A ESBR e seus acionistas têm garantido o cronograma de motorização conforme o estipulado. Com este esforço, teremos todas as Unidades Geradoras sincronizadas até o fim deste mês”, ressaltou.

Atualmente, a UHE Jirau opera com 96% da sua capacidade total. Ao ser concluído, o empreendimento irá gerar 3.750 MW, potencial energético que representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do Brasil, suficiente para abastecer mais de quarenta milhões de pessoas.

A Usina Hidrelétrica Jirau está localizada no Rio Madeira, Porto Velho (RO), gerando energia desde setembro de 2013 para abastecer todo o país pelo SIN, além de abastecer também o Sistema Acre-Rondônia.  Desenvolve 34 programas socioambientais e será concluída este ano com a entrega da 50ª turbina.

Assessoria