Unidade de Auditoria do TJRO é modelo para outros órgãos

A constante modernização de sua metodologia de trabalho se tornou modelo de excelência que atrai outros órgãos, como é o caso da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD da Prefeitura de Porto Velho.

Assessoria - TJ/RO
Publicada em 27 de abril de 2017 às 14:26
Unidade de Auditoria do TJRO é modelo para outros órgãos

Auditoria contábil, patrimonial, de contratações, de pessoal e à avaliação da  eficácia e eficiência , dos controles internos adotados, incluindo, por exemplo, controles físicos sobre bens, processos de trabalho, segregação de funções,e elaboração de relatórios periódicos é uma das funções da recém-criada Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle do Tribunal de Justiça de Rondônia (Seaic) em substituição a Coordenadoria de Controle Interno (CCI). A constante modernização de sua metodologia de trabalho se tornou modelo de excelência que atrai outros órgãos, como é o caso da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD da Prefeitura de Porto Velho.

Na tarde desta terça-feira, 26 de abril, o Juiz Auxiliar da Presidência, Ilisir Bueno, e a equipe de Auditores Internos da Seaic receberam a comitiva de assessores da SEMAD com objetivo de conhecer a unidade e como é realizado o processo de auditoria interna do Poder Judiciário.

A comitiva da SEMAD composta pelos assessores: Gerson Trajano dos Santos, Vanessa Rios, Taciane Garcia Almeida, Sheila Lucia Marques da Silva Farias Braga e Joaquim Cândido Lima Neto e pelo Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria, Reinaldo Melo do Lago Junior, conheceram cada detalhe do que poderá se tornar modelo de boa prática para a auditoria e controle interno da Prefeitura de Porto Velho.

Controle interno é composto pelo plano de organização e todos os métodos e medidas pelas quais uma organização controla suas atividades, visando a assegurar a proteção do patrimônio, exatidão e fidedignidade dos dados contábeis, e eficiência operacional, como meios para alcançar os objetivos globais da organização. Já a auditoria é um processo sistemático, documentado e independente de se avaliar objetivamente uma situação, ou condição, para determinar a extensão na qual critérios são atendidos, obter evidências quanto a esse atendimento e relatar os resultados dessa avaliação a um destinatário predeterminado.

A Seaic deve estar atenta às orientações dos órgãos de controle externo, com o fim de adequar seus procedimentos de acordo com as normas de auditoria.

Visando atender os princípios de Accountability e Transparência, a Seaic disponibiliza os processos de trabalho, manuais, planos de auditoria e seus relatórios no Portal da Transparência do TJRO, no link: https://www.tjro.jus.br/coordenadoria-de-controle-interno-3.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook