UPA 24h Zona Sul convida a população para realização de Testes Rápidos nesta sexta-feira

O evento “A hora H: A UPA contras as Hepatites Virais” acontecerá ao longo de todo o dia, das 9h às 17h, no estacionamento da unidade.

Publicada em 22 de August de 2014 às 11:51:00

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, a Unidade de Pronto Atendimento 24h da zona sul de Porto Velho promove uma ação em prol do combate às Hepatites Virais. O evento “A hora H: A UPA contras as Hepatites Virais” acontecerá ao longo de todo o dia, das 9h às 17h, no estacionamento da unidade.

A ação, que é alusiva ao aniversário de 2 anos da unidade, está voltada para a população em geral, disponibilizando Testes Rápidos que identificam as hepatites, aids e sífilis. O teste poderá ser feito por qualquer pessoa maior de idade, primeiramente com uma breve entrevista acerca da vida pessoal do usuário e depois com a retirada de gotas de sangue do dedo do mesmo. Todo o processo dura cerca de 30 minutos.

Ao mesmo tempo, o público que comparecer receberá orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, formas de prevenção e como agir em casos de suspeitas por profissionais de educação em saúde. A abordagem será auxiliada com materiais educativos como folders, panfletos, cartazes e distribuição de preservativos.

Segundo Zilma Mascarenhas, diretora da UPA 24h Zona Sul, é esperado que sejam concluídos cerca de 750 testes. Ela afirma ainda que todas as atividades acontecerão com o apoio de 6 biomédicos e 3 enfermeiros dentro dos consultórios; acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e farmácia de faculdades porto-velhenses orientando os usuários por todo o espaço do evento; profissionais de educação em saúde dando dicas de promoção e prevenção à saúde e uma psicóloga para auxiliar os usuários que desejem realizar o Teste Rápido.

A direção da UPA 24H Zona Sul promove o evento com apoio da Secretaria Municipal em Saúde (Semusa); Agência de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia (Agevisa); Assemp (Associação dos Servidores Públicos da Saúde do Município de Porto Velho); Sesi Clínica, que disponibilizará um consultório móvel e Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), que auxiliará na realização de pit stop próximo à unidade para mobilizar a população.