Usina Hidrelétrica Jirau opera com 42 turbinas

Até o fim do ano, estará com todas as suas 50 turbinas instaladas em operação.

Publicada em 26 de July de 2016 às 11:44:00
          UHE JIRAU - VISTA GERAL 

A operação da Usina  Hidrelétrica Jirau caminha a passos largos. Atualmente com 42 turbinas em funcionamento e mais uma em teste, oferece 3.225 MW (megawatts) de potência instalada, energia suficiente para abastecer 9 milhões de residências. Até o fim deste ano, a Usina estará com todas as suas 50 turbinas instaladas e operando plenamente.

Além de mandar energia elétrica para todo o Brasil através do Sistema Interligado Nacional (SIN), a Usina Jirau também supre de energia elétrica os estados do Acre e Rondônia, por meio do sistema back-to-back, equipamento que tem a função de retirar parte da energia já convertida em corrente contínua, transformando-a em corrente alternada para envio de energia entre os dois sistemas, processo que ocorre na Subestação Coletora de Porto Velho. Assim, Rondônia e Acre ganham energia duas vezes: do SIN e do sistema de transmissão específico da região.

De acordo com o Gerente de Operação da Energia Sustentável do Brasil (concessionária da UHE Jirau), Carlos Alberto, a capacidade total instalada da Usina é de 3.750 MW, o que será alcançadacom a operação das 50 turbinas. “Esse potencial energético representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do Brasil, conforme constatação da Agência Nacional de Energia Elétrica”, ressalta Alberto.