Valdir Raupp chama atenção para gravidade das mudanças climáticas

- As inundações parecem estar vinculadas aos macrofenômenos que ora afetam o clima em escala mundial.

Publicada em 09 de April de 2014 às 12:36:00

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) classificou como perturbadores, mas não inesperados, os resultados do mais recente relatório das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Segundo os dados apresentados pelo senador, o impacto do aquecimento global será abrangente e irreversível, e nenhum ser humano ficará imune a seus efeitos.

Raupp chamou a atenção para a necessidade de mudança no estilo de vida do homem moderno, assinalando que os países desenvolvidos precisam compensar os estragos ambientais sofridos pelos países pobres. Como exemplo da mudança no clima mundial, o senador citou a enchente do Rio Madeira, que tem causado grandes prejuízos a Rondônia.

- As inundações parecem estar vinculadas aos macrofenômenos que ora afetam o clima em escala mundial. O meu estado tem sofrido enormemente com as cheias do Rio Madeira, que subiu quase vinte metros nos últimos três meses. O maior nível histórico: estima-se que desde o descobrimento do Brasil não tenha ocorrido uma enchente nessas proporções naquela região - disse o senador.

Agência Senado