Vereador Everaldo Fogaça defende moradores de União Bandeirantes durante audiência pública

Segundo Everaldo Fogaça, União Bandeirantes é um distrito maior que pelo menos 20 municípios de Rondônia e não pode ter um dono.

Publicada em 19 de October de 2015 às 17:55:00

O vereador Everaldo Fogaça (PTB) falou em nome da Câmara Municipal de Porto Velho na audiência pública realizada na sexta-feira 16.10 em União Bandeirantes, onde se debateu o litígio existente na região conhecida como “Área do Conti”. De acordo com o vereador, a Câmara Municipal irá unir-se às outras autoridades para chegar a uma saída benéfica para as partes, principalmente ao lado da população que sofre com o pesadelo da reintegração de posse em tramitação na Justiça.

Segundo Everaldo Fogaça, União Bandeirantes é um distrito maior que pelo menos 20 municípios de Rondônia e não pode ter um dono. “Todas as famílias que lá residem estão estabelecidas há muitos anos no local e possuem um projeto de vida. O Estado precisa garantir a permanência dessas pessoas em União Bandeirantes”, comentou. O vereador é um dos propositores da criação da CPI das Terras, na Câmara Municipal de Porto Velho, que pretende investigar a origem dessas posses de terras por latifundiários.

A área em questão é conhecida como Fazenda Bom Futuro, também conhecida como Área do Conti, em alusão ao latifundiário Sebastião Conti que reivindica para si a posse de 32 mil hectares de terra. A área esta ocupada por 720 famílias há cerca de 15 anos e desde o ano de 2008 tem uma liminar para desocupar a área. A localidade esta localizada nas linhas 5,6,7,8 e Novinha margem direita do Linhão.

As terras, segundo o vereador Everaldo Fogaça, são bastantes produtiva e segundo dados da EMATER apresentados aos participantes da Audiência Pública à produção de café em 2015 é de 306,92 toneladas, cacau 129 toneladas, mandioca 1984 toneladas, banana 3408 toneladas, culturas anuais (Feijão, Milho e Arroz) 900 toneladas, bovinocultura (leite e corte) 44.335 cabeças e produção de leite 29.760 litros dia.

“Trata-se de uma das áreas mais produtivas Porto Velho, além de possuir uma natureza exuberante. Uma área como União Bandeirantes tem valor incalculável não só pelas riquezas que possui, mas também porque é uma região onde está plantado o sonho de centenas de famílias. Não é justo que essas famílias sejam desapropriadas pelas mãos do latifúndio”, finalizou Everaldo Fogaça.