Vereadores aceitam pedido de cassação por unanimidade

​População lota auditório e aplaude início de processo que pode cassar os três vereadores presos preventivamente.

Publicada em 01 de fevereiro de 2017 às 06:57:00

O Processo Legislativo nº 011/2017 de autoria do advogado Caetano Vendimiatti Neto – Presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia trata da denúncia contra os vereadores empossados Ângelo Mariano Donadon Junior (PMDB), Carmozino Alves Moreira (PSDC) e Vanderlei Amauri Graebin (PSC) para declarar a incidência de Perda do Mandato nos termos do inciso I e II do artigo 66 do Regimento Interno, combinado com inciso II do artigo 48 da Lei Orgânica do Município de Vilhena, devendo para tanto ser devidamente julgado por Comissão Processante e ao final seja declarado em plenário nos termos regimentais, cassado o mandato dos vereadores empossados.

Após a leitura na íntegra feita pelo secretário da Mesa Diretora Rafael Maziero (PSDB) foi aberto o espaço para discussão e três vereadores aproveitaram para fazer uso da tribuna.

O vereador Samir Ali (PSDB) disse em tribuna que é essencial que a Câmara se atenha ao processo baseado no regimento interno e as leis, “acredito que a relatoria deverá seguir todos os tramites necessários, de forma transparente, para ao final a decisão acertada seja tomada. E dentro desse embasamento, a Casa de Leis deve seguir também, os anseios do povo”, disse o vereador.

“É necessário que a imagem desta casa seja limpa e que não passemos mais vergonha. Somos vereadores eleitos pelo povo e escutamos os anseios da população. Se há sujeira debaixo do tapete temos a obrigação de aceitar essa CPI e limpá-la”, asseverou o vereador França Silva (PV).

Rafael Maziero assegurou que neste momento a dignidade da Câmara está em jogo, “precisamos defender a dignidade desta Casa, estamos aqui para isso. Vamos buscar devolver a esperança em nossa população, que está revoltada com a classe política”, afirmou o vereador.

O presidente da Câmara de Vereadores, Adilson de Oliveira (PSDB) abriu a votação entre os vereadores presentes, que por unanimidade aceitaram a denúncia e a criação de uma CPI para investigar e decidir o futuro dos vereadores detidos.

 

SORTEIO DOS MEMBROS DA COMISSÃO

A imprensa vilhenense foi convidada para acompanhar o sorteio dentro do plenário, e quatro jornalistas sortearam os nomes dos membros da comissão. O primeiro vereador escolhido foi o vereador Célio Batista, que não estava presente, por estar em tratamento de saúde em outro estado.

Com a ausência do edil é necessário o sorteio de um novo membro, segundo o regimento interno da Câmara, desta vez, o vereador Suchi (PTN), Rafael Maziero (PSDB) e Ronildo Macedo(PV) tiveram seus nomes sorteados por jornalistas.

Ao final da sessão a população presente no auditório aplaudiu a formação da CPI.

Na manhã desta quarta-feira, o trio definirá quais serão suas funções dentro da comissão, entre, presidente, relator e membro.

 

DECOM - Câmara de Vilhena