VI Encontro de Saúde do TRT é realizado visando a promoção da qualidade de vida a servidores e magistrados

A programação contemplou palestras, aferição de pressão arterial e oficinas de Yoga, respiração consciente, introdução à meditação, benefícios da atividade física e de avaliação do estado nutricional.

Publicada em 24 de September de 2016 às 10:07:00

De 21 a 23 de setembro de 2016, servidores e magistrados receberam informações indispensáveis para a qualidade de vida e bem estar durante o VI Encontro de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia/Acre). 

O evento, coordenado pela Presidência, Secretaria de Gestão de Pessoas, através do Núcleo de Assistência à Saúde, discutiu questões importantes relacionadas à saúde ocupacional, mental e física de magistrados e servidores. A programação contemplou palestras, aferição de pressão arterial e oficinas de Yoga, respiração consciente, introdução à meditação, benefícios da atividade física e de avaliação do estado nutricional.

Na abertura do Encontro, no Auditório do Edifício-sede, o Presidente e Corregedor Geral do TRT, Desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, ressaltou a necessidade de promover a saúde do quadro funcional. "Esse é um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2015-2020 do nosso Tribunal, tendo como um dos macrodesafios a melhoria da gestão de pessoas e da qualidade de vida", entre outros afirmou.

Palestras e Oficinas

Com o tema Stress Ocupacional e Saúde Mental, a psiquiatra Dra. Elis Regina Cardoso Duarte realizou a palestra de abertura, chamando a atenção para os principais fatores que afligem o trabalhador no ambiente laboral, ocasionando muitas vezes a depressão e o absenteísmo (ausências no processo de trabalho). Tendo a participação maciça de servidores no auditporio do ed sede

O primeiro dia fechou com a Oficina de Yoga, Respiração Consciente e Introdução à Meditação, ministrada pela professora de Yoga do Instituto do Ser de Porto Velho, Silvania Oliveira.

A aferição de pressão arterial aconteceu no primeiro dia no Edifício-sede, estendendo-se às demais unidades da Capital de Porto Velho.

Já na quinta-feira (22/09), a aferição da pressão continuou agora nas dependências do Fórum Trabalhista de Porto Velho, no Núcleo de Serviços Gráficos e na Diretoria de Serviços, Material e Patrimônio. Em seguida, os componentes da Junta Médica do TRT, os médicos Marcelo Setton, Maísa Cristina e Katiane Brandão palestraram sobre licença para tratamento de saúde e perícia médica, onde tiraram todas as dúvidas sobre procedimentos, regras e prazos, havendo grande interação entre os palestrantes (corpo médico do TRT 14) e servidores.

Na sequência, o professor de educação física da Academia AC Fitness, Alcides do Nascimento Neto, falou sobre os benefícios da atividade física. Logo após, com o auxílio de outros professores da academia, fizeram demonstração de aulas de Funcional, Ritmos e Zumba.

No último dia (23/09), os servidores e magistrados do prédio onde estão instalados a 6ª, 7ª e 8ª Varas do Trabalho de Porto Velho tiveram a oportunidade de também medir a pressão arterial, enquanto no auditório do Tribunal, a médica Ida Peréa da Unimed Rondônia palestrou com o tema "A importância e técnicas de como implementar uma alimentação saudável no dia a dia."

Por fim, uma Oficina de Avaliação do Estado Nutricional fechou a programação, tendo como facilitador o enfermeiro da Unimed Rondônia, César Batista, o qual ensinou os participantes a medir o Índice de Massa Corporal e a identificar as necessidade alimentares.

 

Além das palestras e oficinas, a Seção de Assistência Odontológica do TRT realizou todos os dias exames clínicos e de prevenção.

Todas as palestras foram transmitidas ao vivo pela Web Rádio 14, via ASCOM, sob a Coordenação do servidor Alberto Alves, dando alcance em todas as unidades da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre.

Galeria de fotos

Ascom/TRT14