Vou torcer pela Suíça

No futebol a nossa seleção pode até ganhar dos suíços, mas por uma questão de justiça, não posso torcer pelos “canarinhos subdesenvolvidos e incivilizados”.

Professor Nazareno*
Publicada em 13 de junho de 2018 às 11:36
Vou torcer pela Suíça

A Suíça é um país do centro da Europa. É menor do que o Estado do Espírito Santo e tem uma população de pouco mais de oito milhões de habitantes. A qualidade de vida é uma das melhores do mundo. Suas cidades despontam todos os anos como os melhores lugares para se viver. Sem violência, apesar de ser uma nação formada por povos diferentes, os suíços sempre sediaram as principais organizações mundiais. “A Confederação Suíça tem uma longa história de neutralidade, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815. O país é sede de muitas organizações internacionais como o Fórum Econômico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio, a União Postal Universal, a Organização Internacional para Padronização e é sede oficial do segundo maior escritório das Nações Unidas”.

Em nível europeu, foi um dos fundadores da Associação Europeia de Comércio Livre e é parte integrante do Acordo de Schengen. Em termos desportivos, o COI, a FIFA e a UEFA possuem as suas sedes localizadas no território suíço”. O pequeno país já ganhou 26 vezes o Prêmio Nobel. Tem um dos melhores sistemas de educação do planeta. Suas escolas e universidades são reconhecidas no mundo inteiro. Seus habitantes são fluentes em vários idiomas como o Inglês, o Francês, o Alemão, o Italiano e o Romanche, língua minoritária falada nos Grisões montanhosos. Se o Paraíso na terra existe, com certeza ele se localiza na Suíça. Enquanto isso, o Brasil é o Inferno na terra e não se destaca em absolutamente nada. Nosso país é uma piada de mau gosto e tem apenas “bunda de mulher” e “perna de jogador” como seus principais produtos.

Nunca ganhamos um Prêmio Nobel sequer. Nunca conquistamos um Oscar. Internacionalmente nunca fomos nada. Temos um dos piores sistemas de educação do mundo. Nossas escolas não ensinam nada a ninguém. Nossos alunos, de um modo geral, ao terminar o Ensino Médio, não sabem ler nem escrever em língua pátria, a única falada por estas bandas. Aqui se fala um dialeto sem nenhuma importância que é muito parecido com a língua falada em Portugal. Na política somos o campeão da corrupção e da roubalheira. Nossos hospitais são como “açougues”. Somos campeões em violência com mais de 60 mil assassinatos ao ano. Não nos destacamos na cultura. Nos esportes, perdemos feio também para a Suíça: com uma população 25 vezes menor do que a do Brasil, eles já ganharam 181 medalhas em Olimpíadas contra apenas 128 do Brasil.

A Suíça não tem um centímetro sequer de litoral e com um território mais de duzentas vezes menor do que o do Brasil recebe mais turistas por ano do que nós. São mais de oito milhões de visitantes contra os seis milhões que ainda têm coragem de vir presenciar tiroteios em favelas, se arriscar a sofrer um assalto ou ser assassinados. Brasil e Suíça são duas nações completamente diferentes no cenário mundial. Uma com muita importância, outra sem o menor reconhecimento. No futebol a nossa seleção pode até ganhar dos suíços, mas por uma questão de justiça, não posso torcer pelos “canarinhos subdesenvolvidos e incivilizados”. A vitória brasileira neste caso seria uma das maiores injustiças do futebol e do esporte levadas para a vida real. Se o Brasil não passasse para a fase seguinte do torneio ou então caísse no mata-mata seria um alívio. Teríamos mais tempo para discutir política e a nossa cruel realidade. Perder: será um choque dos bons!

*É Professor em Porto Velho.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    guidomelo 13/06/2018

    "Fessor Nazareno", bem ensaiada essa descrição sobre a negatividade brasileira. Mas de futebol tenho absoluta certeza: você entende tão bem quanto um jumento. E por um acaso, me explique - porque a Suíça é tão analfabeta na pratica do futebol? Ou vai ganhar seu primeiro mundial nesta Copa?

  • 2
    image
    João Batista Pereira 13/06/2018

    Devo discordar do Nazareno em um aspecto: torcer pra Suíça é sadomasoquismo! O time é muito fraco. Melhor torcer prá Espanha, Argentina, Portugal, ....No resto, concordo com tudo o que ele disse!

  • 3
    image
    Argh 13/06/2018

    A Telma Rodrigues conseguiu superar o Narazeno em imbecilidade. Parabéns Telma!

  • 4
    image
    Éder 13/06/2018

    A Telma Rodrigues conseguiu superar o Narazeno em imbecilidade. Parabéns Telma!

  • 5
    image
    Jacir 13/06/2018

    VAMOS LÁ SUIÇA, DE NESTE TIME DE JOGADORES BRASILEIROS ORGULHOSOS, METIDOS, ENDEUZADOS, QUE SÓ PENSAM NO DINHEIRO, NÃO AJUDAM EM NADA A NÃO SER OS PRÓPRIOS BOLSOS, TOMARA E VOU TORCER PARA O PLACAR SER ASSIM - SUIÇA 8 BRASIL 1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 6
    image
    JOSÉ CARLOS MONTEIRO. 13/06/2018

    LÁ ESSE SUJEITO NOVAMENTE, POSSIVELMENTE COMEU , BEBEU OU INALOU ALGO ESTRAGADO. AÍ ABUSA EM SER IDIOTA. OBS: NÃO COMENTAREI MAIS ARTIGOS DESSE DÉBIL....

  • 7
    image
    Sid 13/06/2018

    Professor é cada um no seu quadrado!

  • 8
    image
    WESLEY G. MARTINS 13/06/2018

    Pão e Circo, leva do nada a lugar nenhum e os analfabetos da arena enchendo os bolsos e o povo .......

  • 9
    image
    Telma Rodrigues 13/06/2018

    Você tem razão, José Maria Prado. Esse Nazareno fala cada coisa difícil... Não dá pra entender, mesmo. É que você e eu, Zé Maria, gostamos mesmo de futebol. Sabemos de cor o nome dos atletas de nosso time, e assistimos a todos os jogos. Brigamos pelo time, até com familiares. Dia de jogo, faltamos às aulas. Aula, pra quê? Temos o futebol. Se o Brasil é um país violento, atrasado, sem prêmio Nobel (não conheço esse esporte...) e sem nada que preste, isso nem sei. Só sei de futebol. Nazareno!!! Páre de querer nos ensinar algo. Somos ignorantes, desinformados apolíticos e apaixonados por futebol. Pra que estudar? Pra que se envolver em política? Somos felizes assim... Cultura? Educação? Ahrch! Que nojo! Prefiro assistir aos jogos do meu time, beber, brigar e ...falar mal do Nazareno. Ele é culpado de tudo. Até da minha cabeça oca.

  • 10
    image
    Christian 13/06/2018

    Concordo com o professor. Eu quero que o Brasil perca e cedo saia da copa. Time de analfabetos que chutam uma bola e ganham dinheiro. Professor nesse país não tem reconhecimento. Agora uns semi analfabetos desses que representam o que de pior o Brasil tem ganham "rios de dinheiro" as custas de idiotas medíocres que compram todo tipo de porcaria que vem desses jogadores de peia pataca. O país só está desse jeito porque o povo brasileiro ainda não se dá conta de que carnaval e futebol é apenas ópio para o povo.

  • 11
    image
    José Maria Prado 13/06/2018

    Desta vez, professor Nazareno se superou...o que dizer de um pulha, prófugo e com juizo de esterco...Esse papel demasiado em busca de holofotes, não prospera....

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook