Workshop sobre funcionamento do Poder Legislativo é realizado na ALE

Novos deputados e seus assessores puderam conhecer detalhadamente o trabalho na Assembleia Legislativa.

Publicada em 02 de March de 2015 às 15:23:00

Liliane Oliveira




A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (2), no plenário da Casa de Leis, o primeiro workshop de 2015 com o tema: “Nova Legislatura: Conhecendo o Funcionamento do Poder Legislativo”, com a explanação sobre todas as secretarias da Casa de Leis. A abertura do evento foi feita pelo presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho (PP).

Pela manhã a primeira palestra teve como tema “Conhecendo a Secretaria Legislativa”, ministrada pelo secretário legislativo Carlos Alberto Martins Manvailer, com enfoque no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e pelo diretor do Departamento Legislativo, Huziel Trajano Diniz, que explanou especificamente sobre a Divisão de Expediente, Comissões, Taquigrafia, Publicação e Anais e Documentação.

Durante o workshop houve a participação do deputado Dr. Neidson (PTdoB) e de assessores de gabinetes e das diversas secretarias, departamentos e divisões da Assembleia Legislativa. Para a diretora da Escola do Legislativo, Rosinete Gomes Nepomuceno Sena, este workshop visa otimizar os trabalhos da ALE.

A chefe de gabinete do deputado Dr. Neidson, Luciana dos Santos Ocampo Silva, disse que, como para ela o processo legislativo é novo, este workshop foi de suma importância para tirar dúvidas e esclarecer sobre o funcionamento da Casa. “A participação dos assessores é fundamental porque o que está sendo explanado só vem somar para o trabalho que vamos desenvolver na Assembleia”, destacou.

Para o ex-deputado Luiz Gonzaga (Legislatura 1987-91), que hoje é assessor político do deputado Airton Gurgacz (PDT), a Escola do Legislativo está trazendo conhecimento aos novos assessores e atualização aos antigos. Parabenizou pela iniciativa e sugeriu a realização de mais workshops no decorrer da legislatura enfocando temas por setores, sendo que o campo é vasto e nos gabinetes há muita procura e pedidos. “É importante conhecer a Assembleia hierarquicamente e saber como são os trâmites do processo legislativo”, enfatizou.