Carmivalda assume no lugar de César Licório na Assembleia Legislativa

O mandado de segurança impetrado pelo Partido Republicano Progressista (PRP) foi contra ato do presidente da Assembleia Legislativa que empossou César Licório como deputado.

Publicada em 07 de May de 2014 às 19:40:00

Da reportagem do Tudorondonia


O desembargador Raduan Miguel Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia, concedeu liminar em mandado de segurança e determinou que a suplente Carmivalda Gomes dos Santos Gon seja empossada na vaga hoje ocupada pelo deputado estadual César Licório na Assembleia Legislativa de Rondônia.

A posse deve ocorrer na manhã desta quinta-feira. O Tribunal de Justiça de Rondônia já encaminhou, nesta quarta-feira, ofício ao presidente da Assembleia, José Hermínio Coelho, comunicando a concessão da liminar para dar posse à suplente na vaga ocupada por Licório. O mandado de segurança foi impetrado pelo Diretório regional do PRP, que reivindicou a vaga do deputado Adriano Boiadeiro, afastado por 180 dias por quebra de decoro parlamentar. No lugar de boiadeiro havia assumido Licório, mas, como trocou de partido, a justiça entendeu que a vaga pertence à Carmivalda.

O mandado de segurança impetrado pelo Partido Republicano Progressista (PRP) foi contra ato do presidente da Assembleia Legislativa que empossou, no dia 9 deste mês, César Licório como deputado suplente na vaga deixada pelo parlamentar Adriano Boiadeiro.

Segundo o PRP, a vaga não pode ser preenchida pelo empossado César Licório porque este se desfilou do partido no qual fora eleito, o que ocorreu em setembro de 2013, estando, atualmente, filiado ao PSL – Partido Social Liberal-,situação que foi levada ao conhecimento do presidente da Assembleia Legislativa em fevereiro deste ano.
O PRP sustentou que mandato não pertence ao candidato, mas sim ao partido, por isso, no período da vacância do mandado do deputado afastado, quem deve assumir é a suplente do partido do deputado afastado, ou seja, Carmivalda dos Santos, que sucede na ordem de colocação.