Advogados de Ariquemes e Buritis serão vacinados contra H1N1 nessa terça

Na primeira cidade, a vacinação estará disponível aos profissionais regularmente inscritos e adimplentes com a anuidade 2016, das 9h às 12h, e na última, das 16h às 17h30.

Publicada em 12 de July de 2016 às 08:21:00

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), realiza, nessa terça-feira (12), a “Campanha Vacinação Antigripal – contra a gripe, o recurso é a vacina” nas Subseções de Ariquemes e Buritis. Na primeira cidade, a vacinação estará disponível aos profissionais regularmente inscritos e adimplentes com a anuidade 2016, das 9h às 12h, e na última, das 16h às 17h30.

A iniciativa, que passará por todas as Subseções do estado (confira abaixo o calendário), está na terceira etapa. Já foram imunizados os profissionais de Guajará-Mirim, Porto Velho, Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná. “Agora será a vez dos nossos colegas de Ariquemes receberem a imunização contra essa perigosa doença chamada H1N1, além das outras que a vacina também previne”, explica o presidente da OAB Ariquemes, Alex Sarkis.

Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina disponibilizada pela Ordem é tetravalente e imuniza contra quatro tipos do vírus Influenza. “Essa ação da OAB/RO e da Caaro é de extrema importância para os advogados do município, só podemos agradecer nossa entidade pela iniciativa”, disse Alceu Scoparo Filho, que preside a Subseção de Buritis.

“Uma das missões institucionais da OAB é promover condições necessárias para o bem estar e a qualidade de vida do advogado, apesar da ameaça maior estar em outras regiões do país, optamos pela prevenção, para não permitir que o surto se torne também uma ameaça em nossa região”, enfatiza o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Segundo o presidente da Caaro, Rochilmer Rocha Filho, esta é a terceira fase da campanha de vacinação, que teve início pelo interior, onde foram registradas mais suspeitas de casos de contágio pela Secretária Estadual de Saúde. “A decisão [de iniciar pelo interior] foi tomada em conjunto com a OAB/RO levando em consideração a localização de maior foco registrado da doença, porém a campanha será realizada em todas as Subseções do estado”, relata.

Até o próximo dia 21, também será oferecida a vacinação em Cerejeiras, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Presidente de Médici, Ouro Preto do Oeste, Jaru e Machadinho do Oeste.

A ‘Campanha Vacinação Antigripal – contra a gripe o recurso é a vacina’ é uma realização da OAB/RO, por meio da Caaro, com o apoio da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad). A Seccional é a única a realizá-la em todo o país.

Cuidados contra a gripe

A gripe é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS, como maneira efetiva de se prevenir contra a doença.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe, entre elas, ações de higiene como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.