Aprovado relatório de Mariana que garante melhoria na saúde 

Essa iniciativa se destina especialmente aos idosos, aumentando a qualidade de vida da melhor idade dos brasileiros.

Publicada em 01 de December de 2016 às 13:30:00

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou relatório da deputada Mariana Carvalho (PSDB - RO)  ao Projeto de Lei,  o qual determina que o SUS ofereça procedimento de implante por cateter de prótese valvar aórtica. 

Essa iniciativa se destina especialmente aos idosos, aumentando a qualidade de vida da melhor idade dos brasileiros. “Temos que ter uma maior atenção com esse grupo social porque a população de idosos vai crescer muito no Brasil”, observou a parlamentar que também é médica. 

 O diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologista Intervencionista Marcelo Queiroga esteve presente durante a votação da proposta, considerando-a de grande relevância para os idosos do Brasil. 

 Na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei tramitou com prioridade, em três comissões: Seguridade Social e Justiça; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça.

A matéria no legislativo teve origem no Senado Federal por iniciativa do Senador Acir Gurgacz (PDT-RO), sendo  aprovada na Comissão de Assuntos Sociais com o apoio de vários  senadores .

O relator da matéria no Senado Federal foi o Senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Ele  defendeu a aprovação com base na audiência pública realizada na Comissão de Assuntos Sociais em agosto de 2015 com a participação da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBHCI).