Conselho de Ministros define ZPE para Rondônia em dez dias

A área para a implantação da ZPE localizada às margens do rio Madeira, no município de Porto Velho, possui 300 hectares e já está escriturada.

Publicada em 04/12/2012 às 11:16:00

Brasília- O governador Confúcio Moura foi informado nesta segunda-feira (3), pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, que já está na pauta do Conselho de Ministros, a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Rondônia.

A área para a implantação da ZPE localizada às margens do rio Madeira, no município de Porto Velho, possui 300 hectares e já está escriturada. A matéria que deverá ser votada no dia 12 de dezembro é uma área onde as empresas nela localizadas irão operar com redução de impostos e a sua produção industrial destina-se 80% para a exportação e 20% para o mercado interno.

Para o governador, a ZPE é um instrumento utilizado para atrair investimentos voltados para as exportações e colocar as empresas regionais ou nacionais em condições de igualdade com seus concorrentes. A ZPE tem o objetivo de criar empregos, aumentar o valor agregado das exportações, difundir novas tecnologias e corrigir desequilíbrios regionais.

“Se soubermos divulgar bem as riquezas de Rondônia para a produção de alimentos no mundo e também para os produtos minerais, a madeira especialmente, aí sim, essas indústrias serão oportunas porque aproveitarão a matéria prima estadual que servirá de base para exportarmos aos mercados europeu, asiático e americano,” explicou o governador.

A proposta de criação da Zona de Processamento de Exportação no Estado de Rondônia tramita há aproximadamente oito meses. Confúcio afirmou que depois dessa fase, ele começará a buscar recursos para a infraestrutura da ZPE. Ele acredita que entre dois e quatro anos a ZPE estará concluída.

Acompanharam também o governador na audiência, o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e a superintendente da Sibra, Elizete Lionel.

Texto e foto: Zozimo Macedo – Sibra/Decom

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social